Trabalho IHC

Páginas: 7 (1691 palavras) Publicado: 31 de outubro de 2013

Faculdade de Tecnologia de Sorocaba
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas















INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR: DEFINIÇÕES

ATIVIDADE 1















Prof.º Sergio Moraes
Disciplina: Interação Humano-Computador

Adriano Severo Candido AN122322
Cínthia Yuki Fukami AN122329
Dante Vassoler de Assis AN122331
Heloisa ValarelliArruda AN122340

Sorocaba
Agosto/2013

Sumário









1 INTRODUÇÃO


Durante a história da humanidade pode-se perceber que sempre em um cenário de guerra, o ser-humano gasta todos seus recursos para poder derrotar o inimigo e garantir sua sobrevivência. Durante a Segunda Guerra Mundial um dos avanços tecnológicos foi o computador, um equipamento que calculasse trajetórias deprojéteis. Após a guerra este equipamento passou a ser utilizado para outros fins mais construtivos, e por ser uma ferramenta ao ser-humano ela deve sempre se adequar as nossas vontades e limitações. Portanto a interação do ser-humano com o computador é um importantíssimo aspecto a ser considerado em um projeto computacional, exigindo um aprofundado estudo sobre o mesmo. Este trabalho pretendeestudar várias definições deste termo de acordo com autores mais conceituados sobre este tema.

2 DEFINIÇÃO INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR

Como citado no capítulo anterior, o trabalho visa procurar definições para a Interação Humano-Computador. Analisando semanticamente o termo, pode-se já ter uma primeira ideia de que se trata de como será a ação entre ser-humano e máquina.

2.1 DEFINIÇÃOINTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR SEGUNDO ROCHA

O termo Interação Humano-Computador (IHC) foi adotado em meados dos anos 80 como um meio de descrever esse novo campo de estudo. E como já dissemos, o termo emerge da necessidade de mostrar que o foco de interesse é mais amplo que somente o design de interfaces e abrange todos os aspectos relacionados com a interação entre usuários e computadores (ROCHA;BARANAUSKAS, 2003, p. 14).
O Behaviorismo e a Gestalt contribuem para a formação de estruturas de repetição positivas e de padrões visuais simplificados, facilitando a vida dos desenvolvedores de interfaces e dos usuários de computador.
O início dos estudos acerca da percepção e da cognição humanas quando em contato direto com o computador datam, vemos em Rocha e Baranauskas (2003), da década de1980, quando se passa a oferecer, no mercado tecnológico, os computadores pessoais.

2.2 DEFINIÇÃO INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR SEGUNDO BARANAUSKAS

Para que os computadores se tornem amplamente aceitos e efetivamente usados eles precisam ser projetados para atender as necessidades e capacidades de um grupo alvo. Usuários não devem ser obrigados a pensar sobre como o computador funciona, da mesmaforma que o funcionamento mecânico de um carro não é preocupação dos seus condutores, entretanto, a posição dos pedais, direção e câmbio têm impacto sobre o motorista, como também o design de sistemas computacionais têm efeito sobre seus usuários.
Empresas produtoras de software têm despertado para a idéia de que a melhora no aspecto físico da interface do usuário proporciona maiores chances desucesso no mercado. Surge o termo “user-friendly” - interface amigável ou sistema amigável. Na prática o significado do amigável está associado somente a interface, ou seja, aos elementos na tela serem esteticamente mais agradáveis ou bonitos. A maioria dos sistemas continua não atendendo às necessidades de seus usuários que tem que lidar com interfaces que mais parecem inimigas.
Por outro lado,pesquisadores estudavam como o uso de computadores pode efetivamente enriquecer o trabalho e a vida das pessoas. Em particular, estudavam o lado humano da interação com sistemas computacionais procurando entender os processos psicológicos das pessoas quando interagem com computadores. Entretanto, com os avanços tecnológicos e desenvolvimento da área, verificou-se que outros aspectos ligados ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho IHC
  • Trabalho de IHC
  • Trabalho ihc
  • Trabalho IHC
  • Trabalho IHC
  • Trabalho IHC
  • Trabalho de IHC
  • Trabalho IHC

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!