Trabalho Helena Salvo Automaticamente

Páginas: 8 (1758 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Faculdade de Letras








SEMINÁRIO HELENA: estética da recepção e história da literatura













Belo Horizonte
2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Faculdade de Letras

Bárbara Bianca,
Cláudia Rezende,
Isabela Munhoz,
Júlia Camila
Karine Silva e
Luana.





SEMINÁRIO HELENA: estética da recepção e história da literatura










BeloHorizonte
2015

INTRODUÇÃO
O presente trabalho pretende discutir o livro Helena, de autoria de Machado de Assis (1876), a partir da crítica de Regina Zilberman (1989). Zilbermanrealiza um estudo crítico orientado por um movimento chamado estética da recepção que diz ter figurado nos cenários intelectuais e acontecimentos políticos da década de 1960, sendo mais impactante no ambiente universitário.
Destamaneira, a estética da recepção .....................................

RESUMO DA OBRA:

O romance Helena foi publicado no jornal "O Globo" de agosto à setembro de 1876, na forma de folhetim. Escrito pelo ilustre Machado de Assis, Helena narra a trama da família do Conselheiro do Vale após o falecimento do mesmo. Estácio, até então unigênito do Conselheiro, e sua tia D. Úrsula descobrem, ao ler otestamento, que o falecido tivera também uma filha cujo nome é Helena. O documento deixa claro o desejo do Conselheiro reconhecê-la como herdeira e Dr. Camargo, médico e amigo da família, recomenda que se concretize os dizeres do testamento, bem como Estácio pretende honrar o último desejo do pai.
A trama, então, inicia-se com a chegada de Helena à casa dos do Vale. A protagonista é bem recebidapelo irmão, diferente de D. Úrsula que apresenta resistência em aceitá-la e de Dr. Camargo, que vê Helena como empecilho para seus interesses pessoais. Helena, entretanto, é uma moça excepcionalmente prendada para as convenções sociais da época e vai aos poucos conquistando a confiança de todos, inclusive a de D. Úrsula, ao cuidar com afinco da senhora quando essa adoecera.
A obra segue pela dúvidade Estácio sobre seus sentimentos por Eugênia, filha de Dr. Camargo, a quem pretendia pedir a mão em casamento, mas cujas atitudes infantis e mesquinhas não lhe agradam quanto as que descobrira recentemente na irmã. Helena, por sua vez, é instigada por Estácio a confessar uma paixão arrebatadora que sente, mas se recusa a revelar de fato ao irmão quem é o homem pelo qual se apaixonou. Mendonça,outra personagem apresentada ao leitor, é um amigo de Estácio que volta da Europa e vai ter com a família do Vale, despertando interesse em Helena.
O clímax se aproxima durante a festa de aniversário de Estácio, na qual Padre Melchior, amigo e conselheiro da família, percebe o interesse amoroso e incestuoso entre os irmãos, convencendo Helena a se casar o mais rápido possível com Mendonça. Dr.Camargo também ameaça Helena, obrigando-a a fazer o irmão pedir a mão de Eugênia ou então ele revelaria a todos as visitas secretas da filha do Conselheiro a uma casa perto da chácara da família.
Por fim, Estácio descobre por si próprio que na casa misteriosa que Helena visitava às escuras morava não o seu suposto amante, mas o seu pai biológico. Salvador, como se chama o pobre senhor, revela opassado de Helena à Estácio e ao Padre Melchior após ser interrogado pelos dois. O pai insistiu para que Helena aceitasse o que fora escrito no testamento do Conselheiro do Vale para que sua vida fosse a melhor possível.
Salvador decide partir e a verdade sobre a falsidade ideológica de Helena cai por terra. A família ainda quer aceitá-la e encobrir o passado da moça, mas ela não suporta a idéia deque os do Vale não a perdoem ou a vejam com os mesmos olhos. Helena adoece em seguida e falece após uma semana.



O RETROSPECTO
Regina Zilberman (1989) inicia sua análise da obra com o tópico “Retrospecto”. A autora afirma que o texto de Machado de Assis incentiva a análise retrospectiva, fazendo com que o acompanhamento dos acontecimentos, feito pelo leitor, não seja suficiente, tornando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Seguran A Do Trabalho Salvo Automaticamente
  • Trabalho OC Salvo Automaticamente
  • TRABALHO GIANINNE Salvo Automaticamente
  • Trabalho Da Rainha Salvo Automaticamente
  • TRABALHO APS Salvo Automaticamente
  • Trabalho Completo Salvo Automaticamente
  • Trabalho Salvo Automaticamente K
  • Trabalho Sociologia Salvo Automaticamente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!