Resenha AG NIA E XTASE

727 palavras 3 páginas
AGÔNIA E ÊXTASE - Resenha

Nascido em 1475 na pequena cidade de Caprese, próxima a Arezzo, Michelangelo di Ludovico Buonarroti Simoni era filho de um magistrado que também possuía uma mina de mármore e uma pequena fazenda. Criado por uma ama-de-leite cujo marido era cortador de mármore, um Michelangelo ainda pequeno já convivia com o material que lhe seria tão caro durante toda a vida, aos 13 anos, com o aval dos pais ingressou como aprendiz do pintor Domenico Ghirlandaio.
O início deste filme relata o dom e a inclinação de Michelangelo para as artes.
O principal foco se dá quando o mesmo é convidado pelo papa Júlio II a pintar o teto da Capela Sistina, no Vaticano, em Roma.
O filme descreve todos os conflitos e angústias que foram vividas pelo artista renascentista quando se deparou com uma nova situação artística a qual ele não dominava com maestria e não tinha apreço, a pintura, pois estava habituado a talhar o mármore e revelar grandes esculturas.
Michelangelo era muito inseguro em relação à pintura, e por esse motivo entrou em grandes conflitos internos, porém não teve opção de escolha entre realizar o trabalho ou não, além do mais seu tempo de criação não foi respeitado e por esse motivo sofria grandes pressões.
Descontente com o trabalho cerceado e sem vontade de realizar o projeto que estava desenvolvendo resolveu abandonar tudo e sair de Roma, quando partiu para um longo exílio em Carrara.
O Papa não aceitando outro artista para realizar essa obra resolve ir ao seu encalço por toda a Itália.
Michelangelo, em busca de sua verdade tomou-se de inspiração contemplando a própria criação divina e partindo da sua intuição humana e afetividade decidiu então retornar e retomar seu trabalho, desenvolvendo-o a partir de suas concepções, enfrentando o poder da igreja e as idéias conservadoras do Papa que de certa forma tentava cercear totalmente sua criatividade e sua sensibilidade.
O Papa por sua vez acaba cedendo às vontades de Michelangelo porque tanto um

Relacionados