Resenha AG NIA E XTASE

Páginas: 3 (727 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
AGÔNIA E ÊXTASE - Resenha

Nascido em 1475 na pequena cidade de Caprese, próxima a Arezzo, Michelangelo di Ludovico Buonarroti Simoni era filho de um magistrado que também possuía uma mina demármore e uma pequena fazenda. Criado por uma ama-de-leite cujo marido era cortador de mármore, um Michelangelo ainda pequeno já convivia com o material que lhe seria tão caro durante toda a vida, aos 13anos, com o aval dos pais ingressou como aprendiz do pintor Domenico Ghirlandaio.
O início deste filme relata o dom e a inclinação de Michelangelo para as artes.
O principal foco se dá quando o mesmo éconvidado pelo papa Júlio II a pintar o teto da Capela Sistina, no Vaticano, em Roma.
O filme descreve todos os conflitos e angústias que foram vividas pelo artista renascentista quando se deparou comuma nova situação artística a qual ele não dominava com maestria e não tinha apreço, a pintura, pois estava habituado a talhar o mármore e revelar grandes esculturas.
Michelangelo era muito inseguroem relação à pintura, e por esse motivo entrou em grandes conflitos internos, porém não teve opção de escolha entre realizar o trabalho ou não, além do mais seu tempo de criação não foi respeitado epor esse motivo sofria grandes pressões.
Descontente com o trabalho cerceado e sem vontade de realizar o projeto que estava desenvolvendo resolveu abandonar tudo e sair de Roma, quando partiu paraum longo exílio em Carrara.
O Papa não aceitando outro artista para realizar essa obra resolve ir ao seu encalço por toda a Itália.
Michelangelo, em busca de sua verdade tomou-se de inspiraçãocontemplando a própria criação divina e partindo da sua intuição humana e afetividade decidiu então retornar e retomar seu trabalho, desenvolvendo-o a partir de suas concepções, enfrentando o poder daigreja e as idéias conservadoras do Papa que de certa forma tentava cercear totalmente sua criatividade e sua sensibilidade.
O Papa por sua vez acaba cedendo às vontades de Michelangelo porque tanto um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • S Nia Resenha 4
  • Resenha Da Col Nia Linda
  • Resenha Gest o participativa uma experi ncia na Amaz nia
  • RESENHA O futuro do Brasil depende da conserva o da Amaz nia
  • Ubs ag
  • AG CCPM
  • Apresenta O De AG
  • ag mitsuda

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!