Trabalho Em Grupo Processos Hist Ricos Cristhiane

310 palavras 2 páginas
Qual a importância dos conceitos de sujeito histórico, fato histórico e tempo histórico para a construção da concepção de história?
Sujeito histórico é o agente de ação social, ou seja são grupos, classes ou indivíduos, que fazem parte de um contexto histórico; O fato histórico são a co-relação de espaço político, social em que viveram os personagens a que se estuda; Tempo histórico se limita ao tempo cronológico (calendário e datas) para se compreender melhor o tempo dos acontecimentos.
Ou seja estes diferentes conceitos históricos os orientam para o entendimento e a definição dos fatos a serem estudados e investigados.

Quem são os sujeitos que fazem a história? Qual a importância desses sujeitos?
Os sujeitos da história pode ser entendido, como sendo os agentes de ação social que é de extrema importância para os estudos históricos, sejam eles indivíduos, classes e ou grupos.

O que Drummond e Raul Seixas estão retratando no texto e na música, respectivamente?
No texto Drummond relata com eram a vida antigamente, das moiçolas, dos rapagões, dos idosos, e tantos outros que ele faz a descrição ricamente e em ricos detalhes de como eram pequenas ações que todos faziam.
A música Raul Seixas relata já grandes fatos históricos, e trás em poucas palavras por linhas cantadas, um resumo dos principais acontecimentos sociais, culturais e populares. Por exemplo, velhinho sentado na calçada, Cristo ser crucificado, bruxas pegarem fogo, Moisés com sua arca, Pedro negando 3x Jesus, e etc, dizendo que ele nasceu e que presenciou, de uma maneira que postra seu tamanho conhecimento empírico sobre vários momentos históricos.

Qual a importância da compreensão do tempo histórico?
É importante para se estudar e analisar histórias e pesquisas. Que pode ser tempo de acontecimento, de conjuntura, estrutura, histórico escolar, ou seja pra se entender uma história é preciso seguir padrões ou métodos específicos para ter um total entendimento.

Relacionados