Trabalho Didatica MIOLO Final

Páginas: 9 (2161 palavras) Publicado: 4 de junho de 2015
Introdução
Como diz o ditado: Gosto não se discute. E esta citação foi feita porque hoje vamos falar de RAP.
Acreditando que poderia me deparar com caretas e expressões de desinteresse, gostaria de ressaltar que as preferências tem de fato um caráter individual, entretanto em sala de aula trabalhamos em um espaço coletivo e neste espaço trabalhamos noção de cidadania – e por mais esquecido queeste termo possa estar – também trabalhamos o respeito. Fundamentalmente o respeito.
Dito isto, peço para fazermos o exercício de tentar olhar com novos olhos para algo que sabidamente já possui um lugar social muito bem definido. Lembrando que esta definição é feita a partir de um lugar que não é neutro, ao contrário, possui uma intencionalidade clara a fim de delimitar em nossa sociedade aquiloque é mais ou menos aceito, a fim de hierarquizar a minha percepção acerca do que é mais ou menos adequado esteticamente, e por que não dizer o que tem mais ou menos valor na categoria: Gênero Musical.
Feita esta introdução podemos começar a estudar sobre o RAP e o movimento cultural, Hip Hop em sala de aula.

BREVE HISTÓRICO SOBRE A ORIGEM DO RAP E MOVIMENTO HIP HOP
RAP, (Sigla que significa:ritmo e poesia, tradução de “rhythm and poesy” também pode ser grafado como “rhythm and poetry” poetry e poesy são sinônimos.
O RAP tem sua origem na Jamaica, por volta dos anos 60 nas periferias urbanas daquele país. Caixas de som eram ligadas nas tomadas das casas por meio de longos fios, o que permitia seu posicionamento nas calçadas das ruas da cidade de Kingston já com a presença de alguém pararegular o volume – o DJ, enquanto um “toaster” – o precursor do MC – improvisava cantando suas rimas. .
Devido à expressiva imigração de jovens jamaicanos que buscavam escapar dos problemas políticos e econômicos pelos quais seu país passava na década de 1970. O RAP chega aos EUA e cresce rapidamente nos guetos urbanos de Nova York, em virtude daaceitabilidade de outras manifestações urbanas, como a dança e desenhos com spray, os Graffits. Essa dinâmica natural das ruas fará com que o gênero musical RAP extrapole se transformando em um movimento cultural urbano, o chamado movimento hip hop.
No Brasil, embora já fosse consumida música dos EUA, nos chamados bailes Blacks – que eram espaços de sociabilidade sobretudo para a população negra emestiça, envolvendo uma pequena minoria branca, como os bailes da Chic Show e o da Zimbabwe nos anos 1970 e 1980 – o RAP ganha uma expressividade maior no início dos anos 1990, principalmente na cidade de São Paulo onde um movimento hip hop, “a la brasileira”, que bebia direto da fonte do modelo americano existente em Nova Iorque eclode como a figura central nas periferias da capital paulistana.Costuma-se caracterizar o movimento hip hop pelos quatro elementos que o constituem, são eles:
1. O MC, abreviação de Mestre de Cerimônia – quem canta as rimas.
2. O DJ, abreviação de Disc Jockey – quem executa as bases nas pickups, os faz os chamados scratches.
3. O B-boy ou a B-girl, abreviação de Break dancers masculinos ou femininos – quem dança o estilo Break dance.
4. E aquele querealiza a manifestação artística em termos plásticos, o Graffiti, ou Grafite – já quem cria o Graffiti é o chamado Grafiteiro.
Há ainda o destaque para uma possível quinta vertente, que seria o Beat Box, ou seja o indivíduo capaz de reproduzir sons de percursão com a voz e cavidade nasal – é o chamado Beat Boxer ..
Fugindo do circuito massificador dos meios de comunicação, ou inventando novosmeios para se fazer ouvir, o movimento hip hop consegue levar o RAP ao seu compromisso original, dar voz às ruas, resgatar as questões sociais geradoras de exclusão sem parar na simples denúncia, na verdade passa a ser um “construtor” de possibilidades e de ampliação de perspectivas de vida.
Segundo Andrade, “Quando compreendemos isso percebemos que não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho final de didatica
  • trabalho final didatica
  • Trabalho Final Didatica Treinamento 1
  • Trabalho miolo
  • Didatica Final
  • Fundamentos De Matematica I MIOLO FINAL
  • Miolo PerguntasFrequentes AprendizLegal 2012 FINAL
  • trabalho de didatica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!