Trabalho De Telejornalismo

Páginas: 10 (2370 palavras) Publicado: 4 de junho de 2015
Trabalho de Telejornalismo

Sequência :
A televisão e uma perspectiva histórica do telejornalismo brasileiro (2 pessoas)
A importância da comunicação
O que é o telejornalismo?
Como funciona um telejornal?
O telejornalismo e a notícia
Obs: ( Todos iremos falar sobre curiosidades)



1. A televisão e uma perspectiva histórica do telejornalismo brasileiro
A televisão brasileira completa 65anos(2015): uma trajetória talvez nem tão longa se pensarmos em termos da história mundial, mas certamente de impactos de imensa relevância na constituição do que hoje compreendemos como sendo a nação brasileira. “A TV e os noticiários se consolidaram no Brasil como um território simbólico, onde os diferentes grupos sociais experimentam sentimentos de cidadania e pertencimento às sociedades complexas.”A pré-estréia da Televisão no Brasil aconteceu no dia 3 de Abril de 1950. Foi com uma  apresentação de Frei José Mojica e as imagens foram assistidas em aparelhos instalados no saguão dos Diários Associados.
Logo na estréia a TV Brasileira teve de mostrar seu poder de improviso. Eram apenas duas câmeras e horas antes do começo da transmissão uma pifou. Os técnicos americanos aconselharam que a"festa" fosse adiada, mas lá estava o diretor Cassiano Gabus Mendes, outro pioneiro da TV brasileira, que decidiu ir ao ar mesmo só com uma câmera.   
A transmissão foi assistida através de 200 aparelhos importados por Chateaubriand e espalhados pela cidade.
Logo, com ajuda dos profissionais do rádio, jornal e do teatro, as transmissões aconteceiam das 18 às 23h e foi colocado no ar o primeirotelejornal: "Imagens do Dia"
Como vimos desde o surgimento da televisão, o entretenimento marcou a programação na tela da TV. Mas o jornalismo também esteve presente através dos telejornais e passou a ser referência dentro da programação. Os telejornais brasileiros surgiram logo que as transmissões pela TV se tornaram realidade. O primeiro telejornal apresentado no Brasil foi o Imagens do Dia, veiculadona TV Tupi, no dia seguinte à inauguração da TV, 19 de setembro de 1950. Era feito com locução e texto em estilo radiofônico, sendo que algumas notas tinham imagens feitas em filme preto e branco, sem som. Surgiram ainda o telejornal Brahma na TV Tupi do Rio de Janeiro, e o Telenotícias Panair na TV Tupi, em São Paulo. Todos esses telejornais eram transmitidos em condições precárias, muitas vezessem imagens para mostrar a informação e, quando havia era preciso revelar os filmes e editá-los. A falta de imagens era substituída na época por textos fortes e vibrantes que seguiam o estilo dos locutores de rádio. Vários telejornais entraram no ar tendo como característica a herança radiofônica e a subordinação aos patrocinadores. Vieram os telejornais Record em Notícias; Ultra Notícias,Telejornal Mercedez-Benz, Show de Notícias, Jornal da Excelsior e Telejornal Pirelli. O noticiário mais importante e representativo desta fase do jornalismo na TV foi o Repórter Esso11 , lançado no Rio de Janeiro e em São Paulo veiculou com mais frequência matérias ilustradas, e usava principalmente material internacional . O programa ficou no ar até 31 de dezembro de 1970, época em que os anunciantespassaram a comprar espaços entre os programas em vez de patrocinar o programa todo. Em 1962, outro noticiário começava a marcar época na história do telejornalismo brasileiro. Era o Jornal de Vanguarda que inovou trazendo novidades como a participação de jornalistas vindo do impresso, comentaristas especializados e textos e locução que abandonavam um pouco o estilo radiofônico. O Jornal Vanguardafoi premiado na Espanha como um dos melhores jornais de informação do mundo, mas acabou sendo extinto depois do Golpe de 1964 do regime militar. Seguindo a linha do Jornal de Vanguarda foram exibidos ainda o Show de Notícias e o Cinco é Notícia.


2. A importância da comunicação
O estudo da História da Comunicação é, sem dúvida alguma, de elevada importância na composição da matriz curricular de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Telejornalismo
  • Telejornalismo
  • Telejornalismo
  • Telejornalismo
  • A evolução do telejornalismo
  • Telejornalismo No Brasil
  • Fonoaudiologia e Telejornalismo
  • Telejornalismo resumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!