Efeitos da atua o fono com telejornalistas

8578 palavras 35 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA

Anna Carolina Russi

EFEITOS DA ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA COM
ALUNOS DE TELEJORNALISMO

Florianópolis
2013

Anna Carolina Russi

EFEITOS DA ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA COM
ALUNOS DE TELEJORNALISMO

Trabalho de Conclusão do Curso de
Fonoaudiologia apresentado ao Comitê de Ética da Universidade Federal de
Santa Catarina, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em
Fonoaudiologia, sob orientação da
Professa Doutora Maria Rita Pimenta
Rolim.

Florianópolis
2013

Falar bem é evitar o vulgar e não apelar para o rebuscado. Falar bem não é falar bonito. É dizer a verdade. (Pedro Bloch, 2003)

RESUMO
Introdução: Por muitos anos a fonoaudiologia atuou com uma visão clínica de tratamento dos distúrbios da comunicação, porém, com o tempo a profissão foi expandindo sua forma de trabalho, sendo hoje responsável por aprimorar a comunicação também. Os telejornalistas são um dos profissionais da voz que buscam esse atendimento de aperfeiçoamento vocal, com o intuito de melhorar a comunicação verbal e não verbal. Objetivo:
Verificar

os

efeitos

da

atuação

fonoaudiológica

com

estudantes

de

telejornalismo da UFSC Metodologia: A população desta pesquisa foi composta de seis acadêmicos de jornalismo, que participaram de sessões de atendimento fonoaudiológico com a finalidade de aperfeiçoar a voz. Foi realizada uma avaliação inicial e uma final com cada indivíduo, na qual foi feita a avaliação perceptivo-auditiva de reportagem e medição dos tempos máximos de fonação. Resultados: Como resultado foi encontrado que apenas um sujeito não obteve melhora dos TMFs após a atuação. No momento préatuação fonoaudiológica foram classificados como adequados: quanto ao pitch, um sujeito; loudness, três; ressonância, dois; velocidade e ritmo, nenhum; articulação, cinco; pontuação e pausas, nenhum e expressão corporal, dois.
Após a atuação, foram considerados adequados:

Relacionados