trabalho de quimica - petroleo e os hidrocarbonetos

Páginas: 5 (1140 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013

INTRODUÇÃO:

A sociedade atual é extremamente dependente da utilização de petróleo para o seu desenvolvimento. Como se trata de um combustível fóssil e, portanto, de uma fonte de energia não-renovável, suas reservas estão sendo esgotadas gradativamente. Apesar dos sérios impactos causados ao meio ambiente, sua alta viabilidade econômica faz com que ele continue sendo explorado.NATUREZA E ORIGEM DO PETRÓLEO:

O Petróleo é uma substância viscosa, mais leve que a água, composta por grandes quantidades de Carbono e Hidrogênio (hidrocarboneto) e quantidades bem menores de Oxigênio, Nitrogênio e Enxofre.
A natureza complexa do Petróleo é resultado de mais de 1200 combinações diferentes de hidrocarbonetos.
Ele pode ocorrer nos estados:
  * Sólido – Asfalto
  * Líquido – Óleocru
  * Gasoso – Gás natural
O Petróleo é formado pelo processo de decomposição de matéria orgânica, restos vegetais, algas, alguns tipos de plâncton e restos de animais marinhos, ocorrido durante centenas de milhões de anos da história geológica da Terra.



CONDIÇÕES PARA FORMAÇÃO DO PETRÓLEO:

  * Inicialmente deve haver a matéria orgânica adequada à geração do Petróleo
  * Estematerial orgânico deve ser preservado da ação de bactérias aeróbias
  * O material orgânico depositado não deve ser movimentado por longos períodos
  * A matéria orgânica em decomposição por bactérias anaeróbias deve sofrer a ação de temperatura e pressão por períodos longos
O início do processo de formação do Petróleo está relacionado com o início da decomposição dos primeiros vegetais que surgiramna Terra.
Maioria dos compostos identificados no petróleo é de origem orgânica, mas até que a matéria chegue ao estado de petróleo são necessárias condições especiais. O ambiente marinho reúne tais condições.
No ambiente marinho é a plataforma continental a região que mais produz matéria orgânica.
JAZIDAS DE PETRÓLEO:

Talvez você pense que o petróleo é encontrado na forma de um riosubterrâneo, mas não é verdade. O óleo fica impregnado às rochas sedimentares (rochas porosas formadas por calcário e areia) e estas o absorvem transportando-o para o interior da crosta terrestre. As jazidas (poços de petróleo) são formadas porque algumas rochas são impermeáveis, sendo assim, o óleo se acumula formando poços de petróleo.

EXTRAÇÃO DO PETRÓLEO:
Primeiro é preciso localizá-lo, o que édifícil porque se encontra em locais subterrâneos. Após a etapa de localização é hora de perfurar o poço, e para retirar o petróleo depende da quantidade de gás presente: se for em grande quantidade o óleo é expelido sozinho em razão da pressão exercida sobre o mesmo, agora se não houver pressão alguma é preciso recorrer às bombas de extração. 

 REFINO DO PETRÓLEO:
A primeira etapa do refinoconsiste na destilação fracionada que é feita na Unidade de Destilação Atmosférica, por onde passa todo o óleo cru a ser refinado. O óleo pré-aquecido penetra na coluna ou torre de fracionamento que possui uma série de pratos. O petróleo aquecido sobe pela coluna e à medida que vai passando pelos pratos sofre condensação, separando-se em diversas frações.

O QUE SÃO HIDROCARBONETOS?Os hidrocarbonetos são compostos orgânicos formados unicamente por carbono e hidrogênio unidos tetraedricamente por ligação covalente assim como todos os compostos orgânicos. Os hidrocarbonetos são a chave principal da química orgânica, visto que são eles que fornecem as coordenadas principais para formação de novas cadeias e posteriormente para nomenclatura de outros compostos. Praticamente todosos alcanos  ocorrem naturalmente no gás natural do petróleo, enquanto que os mais pesados, alcenos e alcinos são obtidos no processo de refinação. Podendo também ser sintetizados em laboratório.
O estado físico dos hidrocarbonetos geralmente é gasoso ou líquido, em virtude de seu baixo ponto de fusão e ebulição, por ser apolares, e unidos por forças intermoleculares fracas, são pouco solúveis em água,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de quimica, origem do petroleo
  • Petroleo e os hidrocarbonetos
  • Petróleo e seus hidrocarbonetos
  • Petroleo e Hidrocarbonetos
  • Hidrocarbonetos
  • Petroleo e os hidrocarbonetos
  • Hidrocarboneto
  • Hidrocarbonetos do Petróleo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!