Trabalho de Quimica

Páginas: 8 (1787 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Introdução
No presente trabalho abordaremos questões ligadas ao gás natural e petróleo bruto que são algumas fontes dos hidrocarbonetos. O petróleo bruto contém centenas de diferentes tipos de hidrocarbonetos misturados e, para separá-los, é necessário refinar o petróleo. As cadeias de hidrocarbonetos de diferentes tamanhos têm pontos de ebulição que vão aumentando progressivamente, o quepossibilita separá-las através do processo de destilação. É isso o que acontece em uma refinaria de petróleo. Na etapa inicial do refino, o petróleo bruto é aquecido e as diferentes cadeias são separadas de acordo com suas temperaturas de evaporação. Cada comprimento de cadeia diferente tem uma propriedade diferente que a torna útil de uma maneira específica. O gás natural "é a porção do petróleo queexiste na fase gasosa ou em solução no óleo, nas condições originais de reservatório, e que permanece no estado gasoso em CNTP (condições normais de temperatura e pressão) "A origem do gás natural é fóssil, resultando da decomposição da matéria orgânica fóssil no interior da Terra. O gás natural pode ser encontrado em rochas porosas no subsolo e, muitas vezes, é acompanhado de petróleo. Portantocremos que seja uma ferramenta para dotar conhecimentos acerca destes líquidos e gases.


Fontes naturais dos Hidrocarbonetos
As fontes de hidrocarbonetos são os chamados combustíveis fósseis, aqueles que levaram milhões de anos para se formar, como o petróleo, gás natural, carvão, etc.
Petróleo Bruto
É uma mistura complexa de hidrocarbonetos líquidos, com hidrocarbonetos sólidos e gasososem dissolução, contem impurezas por exemplo, compostos de enxofre. Encontra-se em jazigos subterrâneos, a profundidade variável em diversos países.
O petróleo é um recurso natural não renovável, e também actualmente a principal fonte de energia. O petróleo bruto e uma mistura líquida viscosa menos denso que a água, com uma cor geralmente escura mas pode apresentar varias tonalidades.
O petróleobruto e constituído por muitos hidrocarbonetos;
Os constituintes do petróleo são importantes fontes de energia pois libertam muita energia calorifica na sua combustão.
Os países com maiores jazigos de petróleo são: os EUA, o México, a Venezuela a URSS, Nigéria, angola, a china os países Árabes (Iraque, Irão, emirados Árabes unidos, Kuwait),etc.

Origem do Petróleo
Há inúmeras teoriassobre a origem do petróleo, porém, a mais aceita é que este surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares, sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos.
Petróleo é uma mistura de hidrocarbonetos primordiais de grande estabilidade termodinâmica, formados a altas pressões e temperaturas no manto da terra. Gases primordiais como metano,hélio e nitrogênio conduzem o petróleo para níveis cristais mais rasos, alojando-se em espaços porosos, sobretudo em sedimentos, constituindo os reservatórios. Os hidrocarbonetos são excelentes nutrientes para bactérias primitivas que vivem no interior da terra. Essas bactérias contaminam o petróleo com moléculas biológicas chamadas de bio marcadores (biomarkers), além de outros contaminantestambém presentes nos sedimentos. Alguns metais, sobretudo níquel e vanádio, mas também cádmio, arsênio, chumbo, mercúrio entre outros também estão associados ao petróleo e atestam a origem mentílica. Portanto o petróleo não é um combustível fóssil, como muitos ainda imaginam, mas sim uma substância originalmente inorgânica sobre a qual actuam processos geológicos posteriormente retrabalhados porbiologia.


Propriedades Químicas
Óleo é composto por cerca de 15% de hidrogênio e cerca de 85 por cento de carbono
O petróleo é encontrado em equilíbrio com excesso de gás natural (gás associado ou livre), água e impurezas, e contém certa quantidade de gás dissolvido (gás em solução) e água emulsionada. A quantidade relativa dessas fases determina o tipo de reservatórios cortes de petróleo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho de quimica
  • trabalho de quimica
  • trabalho de quimica
  • Trabalho de quimica
  • TRABALHO DE QUIMICA
  • Trabalho quimica
  • Trabalho de química
  • Trabalho de Química

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!