Fisica

Páginas: 2 (367 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
No nosso dia a dia, não podemos visualizar diretamente a corrente elétrica, da mesma forma como visualizamos o fluxo de água em uma mangueira, por exemplo. Mas podemos percebê-lade outras maneiras,como pelos efeitos que ela produz (por exemplo: quando ligamos o interruptor de uma lâmpada e ela ascende, quando ligamos a TV, o ventilador etc.). Corrente elétrica, são cargaselétricas em movimentoordenado. As cargas elétricas que constituem a corrente elétrica são os elétrons livres, no caso do sólido, e os íons, no caso dos fluídos. Na passagem de uma corrente por um condutor observam-sealguns efeitos, que veremos a seguir:
EFEITO JOULE: Quando se estabelece uma corrente elétrica através de um condutor sólido, há transformação de energia elétrica em energia térmica(aquecimento). Esseefeito é denominado de efeito Joule e ocorre, por exemplo, nos ferros e chuveiros elétricos. Os elétrons transferem energia para os átomos da rede atômica, quando colidem com este sapós serem aceleradospelas forças elétricas. Como consequência dessa colisão e transferência de energia, há um aumento na energia de vibração desses átomos e, consequentemente, um aumento em sua temperatura. No nosso diaa dia, não podemos visualizar diretamente a corrente elétrica, da mesma forma como visualizamos o fluxo de água em uma mangueira, por exemplo. Mas podemos percebê-lade outras maneiras, como pelosefeitos que ela produz (por exemplo: quando ligamos o interruptor de uma lâmpada e ela ascende, quando ligamos a TV, o ventilador etc.). Corrente elétrica, são cargaselétricas em movimento ordenado. Ascargas elétricas que constituem a corrente elétrica são os elétrons livres, no caso do sólido, e os íons, no caso dos fluídos. Na passagem de uma corrente por umcondutor observam-se alguns efeitos, queveremos a seguir:
EFEITO JOULE: Quando se estabelece uma corrente elétrica através de um condutor sólido, há transformação de energia elétrica em energia térmica(aquecimento). Esse efeito é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisica
  • Física
  • Fisica
  • fisica
  • Fisica
  • Fisica
  • fisica
  • Física

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!