Efeito do teor de zinco nas propriedades de catalisadores de níquel suportado em óxidos de alumínio e magnésio para a reforma a vapor do metano

Páginas: 8 (1903 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Relatório Final
PIBIC-Jr



EDITAL / PROGRAMA
[Digitar o nome e número do edital – Programa (ver Edital)]
EDITAL PROPCI/UFBA 01-2013 – PIBIC e PIBIC-AF 2013/2014


ESTUDANTE IC
(Digitar nome completo, sem abreviações).
Camila Andrade Pinto


Título do Plano de Trabalho do Estudante
(Digitar o título completo, sem abreviações, exatamente igual ao título do plano de trabalhoaprovado).
Efeito do teor de zinco nas propriedades de catalisadores de níquel suportado em óxidos de alumínio e magnésio para a reforma a vapor do metano


ORIENTADOR
(Digitar nome completo, sem abreviações).
Maria do Carmo Rangel Santos Varela


Título do Projeto do Orientador
(Digitar o título completo, sem abreviações, exatamente igual ao título do projeto do orientador).
Desenvolvimentode Catalisadores Heterogêneos



Salvador
Junho/Julho de 2015


1. INTRODUÇÃO E OBJETIVOS DO PLANO DE TRABALHO
(Apresentar os objetivos, justificativas, questões e metodologia do Plano de Trabalho, no contexto do Projeto de Pesquisa do Orientador).
Na maior parte da história da humanidade, os animais e a biomassa supriram muitas das necessidades de energia. Com o advento da RevoluçãoIndustrial, cerca de dois séculos atrás, o homem começou a utilizar cada vez mais os hidrocarbonetos como sua fonte de energia primária, assinalando uma mudança profunda que trouxe uma era sem precedentes de mudanças tecnológicas, socioeconômicas e culturais. Atualmente, à medida que as preocupações com a sustentabilidade ambiental e a segurança energética crescem, a necessidade de uma terceiratransição – para uma nova geração de recursos e tecnologias de fornecimento de energia – parece cada vez mais inevitável, se não iminente [GOLDEMBERG, 2007]. Entretanto, há uma considerável preocupação em se obter combustíveis menos poluentes ao meio ambiente e, sendo o hidrogênio um combustível não poluente e altamente energético, tem levado a um aumento crescente na demanda de sua produção[VASCONCELOS, 2006].
Atualmente, o hidrogênio é largamente produzido pela reação endotérmica de reforma a vapor do metano para produzir hidrogênio e monóxido de carbono. Nos Estados Unidos da América, 95 % da produção do hidrogênio vêm do metano [AMOR, 2005].
A reforma a vapor é uma reação química entre vapor d’água e hidrocarbonetos (gás natural ou nafta) que forma uma mistura de hidrogênio, monóxidode carbono e dióxido de carbono (Equações 1 a 2). O catalisador comercial utilizado é o níquel suportado em alumina, com ou sem promotores.

CH4 (g)+ H2O(g) CO(g) + 3H2(g) H298K = 206 kJ.mol-1 (1)
CO(g) + H2O(g) CO2(g) + H2 (g) H298K = -41,2 kJ.mol-1 (2)

O principalproblema do processo de reforma a vapor é a formação de coque na superfície do catalisador de níquel, que leva à sua desativação. Dessa forma, evitar condições que conduzam à deposição de carbono é particularmente importante, já que ele pode causar obstrução dos poros e destruição do catalisador. Entretanto, há dificuldades em se eliminar esse problema e, no sentido de minimizar este efeito, estãosendo desenvolvidos novos e melhores catalisadores para a reação de reforma a vapor. Como proposta, alguns pesquisadores vêm estudando a adição de promotores ao catalisador de níquel que tendem a aumentar a resistência à coqueificação. Esses promotores podem ser metais alcalinos, alcalinos, terrosos e terras raras, entre outros [MALUF, 2003].
Neste contexto, este projeto tem como objetivo desenvolvercatalisadores do tipo Ni/Al2O3.MgO,ZnO destinados a obtenção de H2, a partir do metano.


Após atualização da bibliografia prosseguiu-se com o plano de trabalho, realizando-se a preparação dos catalisadores.

PREPARAÇÂO DOS CATALISADORES

Preparação do suporte

Os suportes foram preparados pelo método de co-precipitação, à temperatura ambiente, a partir de 250 mL de soluções...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Zinco E Magnesio
  • Alumínio e Magnésio
  • Avaliação de catalisadores de metais nobres para a produção de hidrogênio via reforma a vapor de etanol
  • gravimetria aluminio como oxido de aluminio
  • cobre, zinco e magnésio
  • Propriedades do aluminio
  • Cimento de oxido de zinco
  • Relatório- pasta de óxido de zinco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!