Thomas Hobbes

Páginas: 17 (4124 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
FAG - FACULDADE ASSIS GURGACZ
DAYANA LOPES PINHEIRO
MARIZA CHABOSKI
MARIA DE LOURDES





















THOMAS HOBBES






















CASCAVEL
2012
FAG - FACULDADE ASSIS GURGACZ
DAYANA LOPES PINHEIRO
MARIZA CHABOSKI
MARIA DE LOURDES


















THOMAS HOBBES


Trabalho apresentado à disciplina de Filosofia,com intuito de aprovação, para o 2º Período do curso superior de Enfermagem - Matutino, Faculdade Assis Gurgacz - FAG.

Professora Orientadora:Daniela Martins Simões.













CASCAVEL
2012
INTRODUÇÃO

A obra de Hobbes é, antes de mais nada, uma resposta para o caos político e social vivido pela sua geração, ou, como querem alguns historiadores e cientistas políticos, umareflexão crítica sobre a turbulência política vivida pelo Estado Bretão na primeira metade do século XVII d.C. Ele construiu uma Teoria Contratualista de Estado com o objetivo maior de contribuir para desenvolver a paz social, e, sobretudo, para estabelecer uma ordem racional (tanto social, quanto política) no seio do Estado. A sua obra mais importante do ponto de vista da Teoria Política e doDireito Constitucional é o Leviatã, destacando-se a segunda parte, onde detalha a sua visão de Estado. A primeira parte do Leviatã apresenta, à guisa de introdução, uma síntese da filosofia geral de Hobbes.























1 THOMAS HOBBES: VIDA E OBRA

Thomas Hobbes, o grande pensador inglês, nascido em 1588, na aldeia de Westport, Malmesbury, Inglaterra em 5 deabril de 1588 e morto em Hardwick Hall, 4 de dezembro de 1679) foi um matemático, teórico político, e filósofo inglês, autor de Leviatã (1651) e Do cidadão (1651). Exerceu profunda influência no pensamento de Rousseau e Kant.
Não vinha de família abastada, mas era filho de um clérigo semi-letrado. Este acabou tornado-se alcoólatra e abandonando a família. Os custos dos estudos do jovem Hobbesforam garantidos pelo seu tio. Recebeu sua educação na Oxoford University, na Inglaterra, onde estudou os clássicos, concluindo seu bacharelado em 1608. Viajou para outros países da Europa para encontrar-se com cientistas políticos e estudar as diferentes formas de governo. Nesse tempo em que esteve longe da Inglaterra, se interessou em descobrir porque as pessoas, quase sempre, se afastam das regrase ordenamentos estabelecidos e analisou qual deveria ser a melhor forma de Governo em seu país.
Em 1629, Hobbes publicava uma tradução do grego para a língua inglesa de oito livros sobre a Guerra do Peloponeso. A primeira obra de sua autoria foi Elementos de Filosofia, em 1642. Os Elementos da Lei Moral e Política ou O Corpo Político, foi publicado em 1650. No ano seguinte, em 1651, HobbesPublicava a que foi a maior e a mais polêmica obra de sua vida: Leviatã ou Matéria, Forma e Poder de um Estado Eclesiástico e Civil, reimpressa inúmeras vezes e adotada, até hoje, nos cursos jurídicos. A versão latina da obra deu-se em 1670. Foram inúmeros os livros e as traduções a partir de 1651 e, entre as mais importantes, citam-se: Sobre o Corpo e Sobre o Homem e a tradução do grego para oinglês das Viagens de Ulisses (1673) e a Ilíada e a Odisséia de Homero (em 1676 e 1677). No ano seguinte, publicou Decameron Fisiológico ou Dez Diálogos da Filosofia Natural e diversas obras póstumas.
Empregando o mínimo de noções, a fim de explicar toda a realidade, adotou no Leviatã, o realismo da Lei de Natureza. A natureza é explicada com a noção de movimento e as qualidades sensíveis das coisas,com os movimentos transmitidos ao organismo pelos corpos externos. Através da noção do instinto de conservação dos homens, Hobbes recompõe a sociedade e, dentro de uma concepção realista, apresenta o Estado autoritário que absorve liberdades e direitos individuais. Hobbes acreditava piamente na monarquia absoluta, isto é, um governo de poder absoluto do soberano, rei ou rainha.
Thomas Hobbes,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Thomas Hobbes
  • Thomas hobbes
  • Thomas hobbes
  • Thomas hobbes
  • Thomas Hobbes
  • Thomas Hobbes
  • Thomas Hobbes
  • thomas hobbes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!