5654

Páginas: 2 (378 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
A Terra é o terceiro planeta mais próximo do Sol, o mais denso e o quinto maior dos oito planetas do Sistema Solar. É também o maior dos quatro planetas telúricos. Atualmente, a Terra constitui oúnico exemplo de um ambiente que tenha dado origem à evolução da vida.41 Crê-se que reações químicas altamente energéticas tenham produzido uma molécula autorreplicadora há cerca de 4 bilhões de anos eque meio bilhão de anos mais tarde terá existido o último ancestral comum a toda a vida.42 O desenvolvimento da fotossíntese permitiu que a energia do Sol fosse utilizada diretamente pelas formas devida; o oxigênio resultante acumulou-se na atmosfera e formou uma camada de ozônio (uma forma de oxigênio molecular [O3]) na alta atmosfera. A incorporação de células mais pequenas no interior de outrasmaiores resultou no desenvolvimento de células complexas ditas eucariotas.43 Os organismos verdadeiramente multicelulares formaram-se à medida que as células das colônias se tornaram cada vez maisespecializadas. Ajudada pela absorção de radiação ultravioleta prejudicial pela camada de ozônio, a vida colonizou a superfície da Terra.44
Estima-se que o planeta Terra surgiu há aproximadamente 4,6bilhões de anos e que, durante muito tempo, permaneceu como um ambiente inóspito.

Sua atmosfera era composta por aproximadamente 80% de gás carbônico, 10% de metano, 5% de monóxido de carbono, e 5%de gás nitrogênio.

O gás oxigênio era ausente ou bastante escasso.Nosso planeta foi, durante muito tempo, extremamente quente em razão das atividades vulcânicas, jorrando gases e lava; ausência dacamada de ozônio; raios ultravioletas, descargas elétricas e bombardeamento de corpos oriundos do espaço.

Sobre isso, inclusive, sabe-se que a maioria das moléculas de água existentes hoje foiparte constituinte de asteroides que chegaram até aqui. Foi esta água que permitiu, ao longo de muito tempo, o resfriamento da superfície terrestre, em processos cíclicos e sucessivos de evaporação,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!