TRABALHO DE INCLUSAO

Páginas: 23 (5685 palavras) Publicado: 10 de setembro de 2014
“Educação inclusiva de autista em escola regular”







São Paulo
2014

























RESUMO
O tema autismo e inclusão escolar têm recebido uma especial importância na literatura atual, levando em consideração as necessidades especiais que crianças com autismo precisam para serem incluídas em uma escola de ensino regular. Há, portantouma necessidade de estabelecer um trabalho junto a educadores de escolas, com o objetivo de constatar o nível de conhecimento dos professores a cerca do ensino de crianças portadoras de tais condições e identificar as reais carências educacionais para fomentar o aprendizado desses alunos. Neste trabalho, através de uma pesquisa bibliográfica sobre a inclusão escolar, as importâncias daparticipação dos pais na educação dos seus filhos autistas e umas pesquisas de campo com professores têm o objetivo de fazer uma analise da opinião dos professores a respeito do assunto, saber quais as dificuldades que eles encontram ao receberem em suas salas um aluno com necessidades especiais e o que eles acham de alunos autistas estudarem em classes regulares.
Palavras-chave: autismo; inclusãoescolar; opinião dos professores.










INTRODUÇÃO
O tema inclusão escolar tem como objetivo inserir todas as crianças com necessidades especiais na escola de ensino regular independente do grau de comprometimento social e cognitivo dessas. No caso de crianças portadoras de autismo a finalidade da inclusão é diminuir o preconceito e evitar o isolamento social, possibilitando a elas, odesenvolvimento de novas habilidades.
A interação entre alunos e educadores é a base fundamental para que ocorra troca de experiências no ambiente escolar comum, o autista tem uma dificuldade na comunicação por isso é necessário descobrir algum meio ou técnica que possibilite a comunicação com essas crianças. (Bosa e Camargo, 2008).
O objetivo desse trabalho é entender o autismo aprofundando noconhecimentos acerca das especificidades da educação e a importância da educação inclusiva para crianças portadoras de autismo, no intuito de esclarecer os benefícios da inserção social para o desenvolvimento destas crianças. Objetivamos também compreender como esses alunos são visto por educadores na inclusão escolar, eu trabalhei como aluna pesquisadora com aluno autista e notei que o aluno queestava matriculado na escola de ensino regular não estava envolvido na sala e não participava de todas as atividades desenvolvidas pelos educadores, observei também que os professores não estão preparados para a inclusão escolar, ou seja, uma inclusão de fachada onde os alunos com necessidades especiais continuam excluídos, outro problema está na reação dos pais da criança considerando normais ofilho deles não aceitando e nao trazendo o laudo quando pedido pela cordenação da criança autista.
Também será discutida a importância da inserção social do autismo, o que compreende com a ruptura de diversos fatores que estão relacionados aos conflitos dessas crianças. Por isso destacaremos a escola tem como o principal meio propiciador desta inserção social à qual a criança com autismo estáMuitas vezes distanciada. Ressaltando ainda a importância do papel do educador contribuindo para que todos exerçam o direito a sua cidadania e sejam inseridos no meio social.
Assim sendo, através de uma pesquisa de campo o objetivo principal desse trabalho é investigar o que os professores que trabalham com a inclusão escolar têm a falar sobre o assunto e qual a opinião pessoal deles sobre ainclusão de uma criança autista em uma sala de aula regular.

















Definição de autismo
O autismo é um dos transtornos evasivos do desenvolvimento, caracterizados por prejuízo severo e profundo de diversas áreas do desenvolvimento, esses transtornos estão relacionados às dificuldades nas habilidades de interação social e comunicação, estando associada à presença...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho de inclusao
  • trabalho inclusao
  • Trabalho de inclusão
  • Trabalho de inclusão
  • TRABALHO INCLUSAÕ
  • Inclusão do deficiente no mercado de trabalho
  • A inclusão da Mulher no mercado de Trabalho.
  • Deficiência e a inclusão no mercado de trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!