Trabalho de geografia

Páginas: 6 (1285 palavras) Publicado: 4 de junho de 2015
Trabalho de geografia

Imigrantes nos
Estados Unidos da América





Fernanda de Paula
9° ano “A”

Os Estados Unidos da América foi o pais que recebeu a maior quantidade imigrantes da História da humanidade. A imigração começou no século XVII e até os dias de hoje é uma das maiores. O número de imigrantes que habitam o país atualmente (28 milhões) é recorde, desde 1970 esse número triplicou.LATINO-AMERICANOS
Os Estados Unidos continuam a ser a terra de entrada de milhões de imigrantes. Na atualidade, quem domina essa imigração são os latino-americanos e, em especial, os mexicanos. Vivem hoje quase 30 milhões de pessoas de origem mexicana nos EUA. Estados próximos ao México, como Arizona, Texas, Novo México, Califórnia e Flórida são, a cada ano, "inundados" com a entrada de novosimigrantes. O número de brasileiros nos EUA são de mais de 339.600.
Cerca de 45 milhões de estadunidenses são, hoje, de origem latina. São mais numerosos que os negros e são o grupo étnico que mais cresce no País.

Nos últimos dez anos, o número de pessoas de origem hispânica vivendo nos EUA aumentou 45%. Na próxima década, prevê-se que o crescimento do grupo latino seja cinco vezes maior que o damédia da população.





IMIGRAÇÃO MEXICANA NOS EUA
A fronteira dos EUA com o México tornou-se um ponto de encontro para imigrantes, que todos os dias tentam entrar nos EUA. Em quase toda essa faixa fronteiriça, existe um muro intercalado por trechos de arame farpado, controlado diuturnamente pela guarda de fronteira norte-americana e por sofisticados sistemas eletrônicos cujo objetivo éimpedir a todo o custo a entrada de imigrantes ilegais nos Estados Unidos. A cada crise econômica mexica­na, levas de imigrantes tentam passar ilegalmente pela fronteira de 5.000 km de exten­são, obrigando os americanos a criar um sistema de vigilância sistemático. Trata-se principal­mente dos "braceros", mão-de-obra não-especializada que vai para os EUA em busca de trabalho temporário.A fronteira entre os dois países é na atualidade um dos mais claros limites entre o mundo rico e o mundo pobre. A cada dia, milhares de pessoas atraídas pela riqueza da maior potência econômica do mundo, tentam cruzar essa fronteira em busca de uma nova vida. 
Mas não é muito seguro enfrentar o deserto, o rio e a forte polícia na fronteira, pois nem sempre essa vida americana que atraem tantos imigrantes seráassim. Para muitos imigrantes que não dão sorte, a vida deles podem piorar, em empregos ocorrem abusos de todo tipo, geralmente de baixa remuneração, trabalhos pesados e até jornada diária mais longa do que o permitido.

VIOLÊNCIA NA FRONTEIRA ESTADOS UNIDOS-MÉXICO
A fronteira do México   com os Estados Unidos   sempre foi retratada como um território violento. Nos últimos anos, a ação vem pioradomuito, sobretudo para milhares de imigrantes ilegais que partem em busca do "sonho americano".
Nos últimos anos, o domínio de traficantes tem tornado a travessia ainda mais perigoso. Eles sequestram e obrigam os imigrantes a transportarem drogas ou cometerem outros crimes. Os que que se recusam a prestar serviços aos cartéis ou a pagar o resgate por suas vidas são executados.
Em 2009, pelo menos 10mil foram vítimas de sequestro. Dados oficiais do governo mexicano também apontam 28 mil mortes desde 2006.


Poucos metros depois de cruzar a fronteira, esses imigrantes são presos pela patrulha americana. O sonho durou apenas alguns minutos.




EUA ATRAEM 260 MIL MEXICANOS LEGAIS E ILEGAIS POR ANO
Número está praticamente inalterado há uma década. Doze milhões de mexicanos vivem atualmentenos EUA.
Os Estados Unidos atraem anualmente cerca de 260 mil imigrantes mexicanos, legais e ilegais, trabalhadores ou dependentes, um fluxo que se mantém praticamente inalterado há uma década, de acordo com um relatório divulgado nesta sexta-feira (5).
Este número corresponde ao período estudado de 2011-2017, e representa uma ligeira diminuição em comparação aos 280 mil imigrantes mexicanos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho De Geografia
  • Trabalho de Geografia
  • Trabalho de Geografia
  • Trabalho de Geografia
  • Trabalho de Geografia
  • trabalho de geografia
  • Trabalho de Geografia
  • trabalho de geografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!