trabalho de ciencias

Páginas: 3 (719 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Região Sul
Cultos e Crendices
A Lua
A grande maioria das crendices herdou se de Portugal. No meio rural é crença generalizada que a lua tem influência direta em toda a atividade humana,especialmente na lavoura, na pecuária, no clima, nas chuvas e até mesmo na vida do homem. Para quem lida com plantações, as fases da lua devem ser cuidadosamente observadas. Exemplos:
Quem cria aves devecuidar para que o nascimento dos pingos não ocorra na minguante. Se forem colocados no "choco" na minguante, os ovos "goram" e perde-se a ninhada. A influência da lua e das tempestades é neutralizada porum prego enferrujado ou pedaços de carvão colocados no ninho.
Indumentária e superstições
O folclore indumentário agro-pastoril. Pala, chiripá, ponche, ceroula de crivos, bota-garrão-de-potro, lençopendurado nos cabelos ou enrolados no pescoço, chapéu de aba larga, bota-gaitinha, botas de cano mole, bombachas, guaiaca (cinto campeiro), camisas de uma só cor, esporas, chapéu, faixa na cintura, oponcho-pala, o colete, etc. A indumentária das mulheres: vestido de chita floreado e lenço de seda no pescoço, etc. A pintora gaúcha Isolda Brans que viveu muitos anos em Roma, deu início a uma sériede pranchas das mais apreciadas sobre a indumentária.

Cuidar do mate cevado e todo o ciclo da erva-mate. Mas o alude a negro nagô, indo diretamente a uma definição única. "Curar bicheira", com oemprego de "rosário de garras" é uma das superstições, ao se referir à doença do gado. O "rosário" se compunha de pedaços de arreios velhos e imprestáveis em pontas de couro enfiadas. Era mesmo umamuleto, uma simpatia. Como o patuá que possuía virtudes salvadoras e defensivas do mau olhado e realizava milagres para quem o louvasse e levasse preso ao corpo por corrente ou fita ou barbante."Ahó-ahó", superstição missioneira, e velha monstruosa, capaz de devorar índios. Fantasmas da cultura indígena são os "angüeras", fantasmas meio brincalhões.

Crendices
Veneno de cobra - a mordida de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho ciências
  • Trabalho Ciencias
  • Trabalho de Ciencias
  • Trabalho de Ciencias
  • Trabalho de ciencias
  • Trabalho de ciencias
  • trabalho de ciencias
  • Trabalho de Ciencias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!