Trabalho de campo: testemunhas de Jeová

Páginas: 10 (2256 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014



















O trabalho de campo ou pesquisa etnográfica é inquestionavelmente uma ferramenta completamente útil e peculiar aos antropólogos em geral, tido até como rito de passagem entre os novatos, e um meio singular de apreensão de conhecimento, seja de hábitos já familiarizados e que irão ser observados sobre outra visão ou algo completamente novo, no qual envolve umsentimento de estranhamento à nossa realidade.
Partindo do conceito do estranhamento, e após muita reflexão e indecisão, decidi por trabalhar um grupo, ou mais precisamente uma religião, muito hostilizada e que desperta curiosidade ou certo desprezo na grande maioria das pessoas. Enfim, o objeto do meu trabalho é o Salão do Reino das Testemunhas de Jeová e seus fiéis, os denominados Testemunhasde Jeová.
Pré-noções
Como já dito, a escolha de um objeto de estudo não foi algo fácil e natural pra mim, porém após revisitar todas minhas possíveis escolhas, as Testemunhas de Jeová se destacaram por serem alvo de interesse de muita gente.
Desde criança recebia as visitas domiciliares e evangelizadoras dos membros, e sempre tive certo preconceito. Esse sentimento se iniciava quando pensavaque essa pregação de porta em porta seria atitude de “pessoas que não tem o que fazer”, e que acontecia nos finais de semana pela manhã principalmente, o que eu achava muito inconveniente da parte deles. Porém, quando amadureci mais um pouco e iniciei minha caminhada cristã, entendi o porquê e a importância dessa evangelização, mesmo que muitas das vezes continuava considerando-a inconveniente.Outra coisa que nunca entendi foi a certa “reclusão” que os fieis adotam do resto do mundo, e o fato de não comemorarem nenhuma festividade, nem mesmo seus aniversários. Tinha a idéia de que eles se achavam “bons” demais para conviverem com as pessoas consideradas “mundanas” e que esse convívio poderia de alguma forma, corrompê-los, mesmo que essas pessoas fossem ex-membros de sua religião. E issome incomodava muito, pois acredito que não deve haver distinções entre pessoas, e que afinal, só cabe a Deus o poder de julgamento, e essa minha opinião já desencadeava outro preconceito, pois sempre tive aversão à radicalismos, e via que para os fiéis, a religião ocupava o papel principal de suas vidas, e que por isso muitas vezes perdiam ótimas oportunidades de emprego ou até deixavam de apoiarseus familiares que deixavam de fazer parte da religião, como tive conhecimento de muitos casos ao decorrer dos anos. Ou seja, para mim, eles possuíam uma visão muito extremista, de que só sua religião salva e uma imagem de Deus muito severa, que iria castigar e condenar eternamente a quem não cumprisse e vivesse nas leis da religião.
Por fim, uma das coisas que mais me causavam estranhamento emrelação à religião é a idéia da oposição à transfusão de sangue e como isso é levado a sério, e tendo conhecimento até de casos em que a não autorização da transfusão pela família em situações emergenciais desencadearam a morte dos pacientes.
Portanto foram com essas ideias pré-concebidas que fui a campo em busca de compreender, e até mesmo muda-las.
Experiência
No meu trabalho busqueiutilizar não apenas o método da observação participante, mas também procurei respostas, tirei minhas dúvidas e conheci as principais propostas da religião através de documentos e o site oficiais e mundiais, e além disso, fui auxiliada por uma integrante da igreja, que me tirou algumas dúvidas também, o chamado relato oral.
Minha experiência foi na reunião semanal dos membros da igreja no Salão doReino, e optei por ir ao Salão ao invés de acompanhar a evangelização em si, pois tinha muita curiosidade de saber como se sucedia a reunião e acreditei que obteria mais conhecimento do que os acompanhando na pregação porta-a-porta.
Como já dito, antes de participar da reunião, procurei informações no site oficial da igreja (jw.org) para entender mais como funcionavam e como me preparar para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho sobre as testemunhas de jeová
  • Testemunhas de jeová
  • Testemunhas de Jeova
  • Testemunhas-de-Jeova.
  • Testemunhas de Jeova
  • Testemunhas de Jeová
  • Testemunhas de Jeová
  • Testemunhas de Jeová

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!