Turismo Sustentavel na Amazonia

Páginas: 6 (1348 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
1. Turismo Sustentável na Amazônia
O turismo ganha cada vez mais espaço como atividade econômica. Uma opção a mais para os aventureiros de plantão, e um meio que pode garantir a sobrevivência de muita gente que vive na floresta.
Muitos já estão de olho nas trilhas e corredeiras naturais da floresta para fazer do turismo uma alternativa econômica viável e sustentável, onde a selva é a atraçãopublica.
Personagens regionais que sobrevivem desse tipo de atividade entram em cena para mostrar os hotéis simples e acolhedores no meio da mata, e hotéis luxuosos também, que funcionam sem ameaçar o equilíbrio ecológico. Empresários, pesquisadores e investidores aproveitam o potencial local para atrair um público formado, na maioria das vezes, por estrangeiros que estão em busca do chamadoecoturismo.
O ecoturismo é uma grande atração na Amazônia, uma vez que proporciona a oportunidade de os turistas conhecerem sobre o maior bioma do planeta. Seu principal objetivo é apresentar a região para os turistas, de forma que eles passem a entender, respeitar, valorizar e preservar a floresta.
Muitas são as atividades  a serem realizadas, como excursões na floresta, arvorismo, pesca, mergulho,windsurf, canoagem, rafting, corrida de aventura, rally, trekking, cavalgadas e passeios de barco pelos rios Negro, Solimões, Amazonas e Tapajós, para citar alguns.
A Amazônia mostra nesse episódio que o turismo é uma das alternativas econômicas mais importantes do mundo: gera emprego, gera negócios, promove o intercâmbio cultural e a troca de ideias que impulsionam a inovação, a produção e aciência. Mas estudiosos e empresários lembram que não basta apenas abrir os braços e dizer: “sejam bem vindos!”, o turismo requer planejamento, treinamento e estrutura.

2. Zoneamento Ecológico-Sócio-Econômico (ZEE)

O zoneamento Socioeconômico-Ecológico do Estado de Rondônia foi aprovado pela Lei Complementar nº 233, de 06 de junho de 2000, constituindo-se no principal instrumento deplanejamento da ocupação e controle de utilização dos recursos naturais do Estado. Posteriormente, esta Lei (nº 233, de 6 de junho de 2000) foi alterada pela Lei Complementar nº 312, de 06 de maio de 2005, acrescentando e revogando dispositivos da mesma. O zoneamento Socioeconômico-Ecológico do estado de Rondônia foi o primeiro e único no Brasil aprovado e reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente,Ministério da Agricultura e pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA.
O grande objetivo do ZEE é orientar a implementação de medidas e elevação do padrão socioeconômico das populações, por meio de ações que levem em conta as potencialidades, as restrições de uso e a proteção dos recursos naturais, permitindo que se realize o pleno desenvolvimento das funções sociais e do bem-estar de todos, deforma sustentável. 










3. Áreas de Preservação Permanentes
Área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.
O Código Florestal atual, no seu art. 4º,estabelece como áreas de preservação permanente:
I - as faixas marginais de qualquer curso d'água natural perene e intermitente, excluídos os efêmeros, desde a borda da calha do leito regular, em largura mínima de:
a) 30 (trinta) metros, para os cursos d'água de menos de 10 (dez) metros de largura;
b) 50 (cinquenta) metros, para os cursos d'água que tenham de 10 (dez) a 50 (cinquenta) metros delargura;
c) 100 (cem) metros, para os cursos d'água que tenham de 50 (cinquenta) a 200 (duzentos) metros de largura;
d) 200 (duzentos) metros, para os cursos d'água que tenham de 200 (duzentos) a 600 (seiscentos) metros de largura;
e) 500 (quinhentos) metros, para os cursos d'água que tenham largura superior a 600 (seiscentos) metros;
II - as áreas no entorno dos lagos e lagoas naturais, em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Turismo sustentavel na amazonia
  • Turismo Sustentável
  • turismo sustentável
  • Turismo sustentável
  • Turismo Sustentável
  • Turismo sustentavel
  • turismo sustentavel
  • Turismo Sustentável

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!