Turismo sustentavel na amazonia

Páginas: 5 (1062 palavras) Publicado: 21 de março de 2012
RELATÓRIO DE PROJETOS



BELÉM
2012
1. Programa de desenvolvimento do Turismo Sustentável na Amazônia da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA)

O Turismo Sustentável é um estímulo ao desenvolvimento econômico e se tornou uma alternativa para alcançar a melhoria do nível de vida das populações na Amazônia, pois permite manter princípios essenciais como a conservação dadiversidade biológica, respeito aos valores tradicionais e atrativos culturais das comunidades anfitriãs.
A OTCA vem implementando seu Programa de Turismo Sustentável desde 2007, oferecendo aos oito Países Membros (Bolívia, Brasil, Colombia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela) a oportunidade de se unirem em torno do fortalecimento da imagem turística da região, favorecendo seuposicionamento no mercado internacional.
O programa cria um espaço de diálogo entre os países membros da região amazônica, aumentando os níveis de consciência na região sobre as oportunidades que a  implementação de um Turismo Sustentável pode oferecer como fonte de crescimento econômico. Através da implementação de um turismo sustentável é possível aumentar  o volume de negócios e de empregos em  áreascomo transportes, alojamento, alimentação, recreação, serviços financeiros, entre outros. O Programa de Turismo da OTCA se divide em quatro componentes:
a) Iniciativa “Ano do Destino Amazônia 2009”:

Esta iniciativa busca fortalecer a participação e a imagem da Amazônia no mercado turístico mundial de modo a aumentar o número de pessoas que visitam a região e, assim, multiplicar as receitasnacionais e melhorar a qualidade de vida da população local.

b) Identidade Corporativa da Amazônia:

É necessário criar uma imagem regional como uma representadora da oferta turística e comercial, proporcionando um maior poder de negociação e de abertura de mercados para os países que a compartem. Assim, os 8 países membros da OTCA estarão em condições de criar uma identidade corporativae formar um novo geo-destino reconhecido como AMAZÔNIA. Porém, para isto, requere-se vontade política e apoio empresarial dos países.

c) Circuitos turísticos integrados:

Visa proporcionar aos turistas a oportunidade de visitar a região amazônica de diferentes países e de conhecer diferentes culturas, tradições, comunidades, paisagens, ecossistemas e espécies da fauna e da flora.Consistem em trajetos regionais incluindo transporte terrestre, fluvial ou aéreo, hospedagem, passeios de barco, guias, etc.

d) Mecanismo Institucional:

A OTCA criou vários mecanismos de intercâmbio e articulação que facilitam o diálogo político e promovem as atividades previstas no Programa. Com o intuito de receber o apoio político dos Países Membros, anualmente são realizadas Reuniões deMinistros de Turismo e/ou altas autoridades dos Países Membros da OTCA. Para efetuar o intercâmbio técnico e o planejamento conjunto das atividades do Programa, os Ministérios do Turismo indicaram pontos focais nacionais para integrarem o Comitê Técnico de Turismo (CTT) que se reúne periodicamente em um dos Países Membros. As reuniões do Comitê recebem o apoio do Ministério do Turismo do país que secandidata para sediar a reunião. Mecanismos como esse criam um forte vínculo com a OTCA e facilitam a comunicação regional.

2. Programa Plantio e Manutenção da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA)

Esse programa desenvolve os seguintes projetos:
a) Plano Diretor de Arborização e Áreas Verdes – PDAVE:
Tem como objetivo geral qualificar e uniformizar a manutenção daarborização em Belém e o planejamento adequado de sua expansão. Além disso, o Plano vai diagnosticar a situação atual da arborização em Belém; planejar o plantio de novas árvores nos logradouros públicos; estabelecer diretrizes para a arborização de Belém; estabelecer normas de conduta para empresas, instituições e pessoas cujas as atividades interferem com arborização urbana. São princípios básicos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Turismo Sustentavel na Amazonia
  • Turismo Sustentável
  • turismo sustentável
  • Turismo sustentável
  • Turismo Sustentável
  • Turismo sustentavel
  • turismo sustentavel
  • Turismo Sustentável

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!