concreto

Páginas: 8 (1847 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
1. Introdução
A Engenharia Civil compõe, essencialmente, o alicerce técnico para a concretização das políticas públicas em diversos setores, como por exemplo: moradia, saneamento, drenagem e transportes, e diversos, como também para a fundamentação do mercado da Construção Civil nestes setores. O engenheiro civil deve estar apto, por conseguinte, para pensar e agir de forma eficiente,desenvolvendo e aplicando bem suas conclusões, projetos e empreendimentos. O mercado de trabalho requer engenheiros com competências, habilidades e discernimento específicos em Construção Civil com sustentabilidade, baseados numa boa graduação social, ecológica e ética, formação o qual o diferencia no exercício da profissão frente ao mercado, não apenas como técnicos, no entanto também como formadores deopinião nos temas intimamente unidos ao setor.
2. Desenvolvimento

2.1 Histórico

Segundo Ariston Alves Afonso , Assessor Técnico de Engenharia Agronômica e de Segurança do Trabalho do CREA-GO, e Nélio Fleury , Assessor Técnico de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Segurança do Trabalho do CREA-GO, a engenharia civil seguiu a cadeia histórica a seguir até chegar ao Brasil.

A história daEngenharia confunde-se com a história da própria humanidade e teve início há cerca de sete milhões de anos. De acordo com estudos de paleontologia, os primeiros hominídeos eram carnívoros e, como não possuíam dentes ou garras afiados, necessitaram de alguma ajuda para superar esse problema. Isto os forçou à fabricação de ferramentas, que inicialmente eram pedaços toscos de pedras lascadas paraficarem com a ponta aguçada e se transformarem em objetos cortantes. Assim, há milhões de anos, teve início o desenvolvimento tecnológico.

As primeiras civilizações propriamente ditas que se tem conhecimento surgiram entre os anos 3.500 e 500 a.C., e a primeira delas é a Suméria, no sul da Mesopotâmia. As maiores contribuições tecnológicas legadas por ela foram a prática da irrigação e a construçãoe o desenvolvimento do sistema de governo. Pouco depois, sinais de civilização podem ser vistos também no Egito e datam de aproximadamente 3.000 anos a.C.. Sabe-se que os egípcios primitivos dominavam várias técnicas dentre as quais, as de construção de barcos de junco, de trabalhar pedra dura, de moldar o cobre, além de dominarem técnicas de irrigação. Praticavam também a criação do gado paratração e criavam aves. Construíram obras públicas em pedra, insuperáveis para a época, das quais as mais famosas são as pirâmides e o primeiro arquiteto conhecido foi Imhotep, chanceler real.

Os avanços científicos dos séculos XVI e XVII significaram uma revolução no pensamento, e os homens procuraram cada vez mais descobrir modos de manipular e explorar a natureza. A Revolução Industrial,transição da economia agrária para a industrialização, marcou o início de um novo período da história mundial. A economia baseada na produção industrial foi a alteração mais importante na história da humanidade desde o advento da própria agricultura, ou até mesmo da descoberta do fogo. No século XIX as máquinas começaram a substituir o trabalho braçal e os resultados puderam ser vistos em diversosseguimentos da economia. O vapor passou a ser utilizado para movimentar máquinas e puxar arados. Carros, bondes e bicicletas podiam ser vistos nas ruas das principais cidades, e nas fábricas, via-se os teares, os tornos e as furadeiras ; nos escritórios e lojas apareciam caixas registradoras e máquinas de escrever. O advento das máquinas reforçou a preocupação com a maneira pela qual o trabalho eraorganizado e como eram moldadas as atividades. Surgiu então um conjunto de novas profissões. O termo “Engenheiro” teve seu significado ampliado, aparecendo diversas especializações, como em construção, em mecânica, em eletricidade, em embarcações, em produtos químicos, etc.

Instituições de educação técnica surgiram em muitos países para dar instrução avançada em engenharia. Algumas universidades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Concreto
  • Concreto
  • Concreto
  • Concreto
  • Concreto
  • Concreto
  • concreto
  • CONCRETO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!