TRABALHO COLETIVO DE QUIMICA

Páginas: 8 (1756 palavras) Publicado: 27 de julho de 2015
TRABALHO COLETIVO DE QUÍMICA:
HETEROGÊNEA (SÓLIDO/SÓLIDO):
1. Catação: A catação é o tipo de separação de misturas do tipo “sólido/sólido”, onde substancias são separadas manualmente, com uma pinça, colher ou outro objeto auxiliador. É utilizada na separação de grãos bons e ruins de feijão, por exemplo, e também na separação dos diferentes tipos de materiais que compõem o lixo: vidro, metais,borracha, papel, plástico, etc, para serem destinados à reciclagem.
2. Peneiração: Separar sólidos menores ou ainda sólidos em suspensão em líquidos. Exemplo: os pedreiros usam esta técnica para separar a areia mais fina de pedrinhas; para separar a polpa de uma fruta das suas sementes, como maracujá. Este processo também é chamado de tamização.
3. Levigação: É um método de separação demisturas heterogêneas de sólidos. Quando uma mistura se forma por substancias solidas de densidades diferentes, pode-se utilizar uma corrente de água para separá-las. É o caso do ouro, que nos garimpos normalmente é encontrado junto a uma porção de terra ou areia.
4. Ventilação: É um processo físico de separação de misturas heterogêneas. Que é utilizado quando os sólidos granulados que formaram amistura possuem densidades sensivelmente diferentes. Nesse caso, passa-se uma forte corrente de ar pela mistura e o menos denso é arrastado pelo vento e separado dos mais densos. Exemplo: Arroz + casca; Café + casca. Ocorre geralmente na produção agrária, quando uma peneira é usada para o trabalhador jogar os grãos no ar e soprá-los, com o objetivo de separar o alimento de possíveis cascas. Outroexemplo prático de tal processo, é a técnica agrária de separação entre a casca e alguns gêneros agrícolas (como o amendoim de casca), através da aplicação de uma corrente de ar. Ventilação também é usada na separação dos componentes sólidos de densidades diferentes, na qual o componente menos denso é arrastado por uma corrente de ar.
5. Centrifugação: É o aceleramento do processo de decantação. Se oobjetivo for separar rapidamente o solido de um liquido, podemos submeter a mistura a uma centrifuga. Ela vai girando em alta velocidade e depositando no fundo as partículas sólidas, que não são mais densas.
6. Dissolução fracionada: Processo usado para separar dois sólidos, sendo um deles miscível em água e outro não. Adiciona-se água que ira dissolver um dos sólidos após deve-se fazer umafiltração para separar o solido não miscível, após faz-se uma evaporação. Exemplo: Sal de cozinha e areia.

7. Flotação: É um processo de separação de misturas solidas que funciona da seguinte maneira: coloca-se a mistura dentro de um recipiente e adiciona-se a ela um liquido de densidade intermediaria e que não dissolve nenhum dos componentes; após este processo o menos denso irá flutuar e o mais densoficará no fundo do recipiente.

HETEROGÊNEA (SOLIDO/LÍQUIDO):
8. Filtração Comum: É usada para separação de misturas heterogenias, constituídas de um componente solido e outro liquido ou de um componente solido e outro gasoso. A mistura deve passar através de um filtro, que é constituído de um material poroso, e as partículas de maior diâmetro ficam retidas no filtro. Para o material pode serutilizado como filtro seus poros devem ter um diâmetro muitíssimo pequeno.
9. Decantação: É um processo de separação de misturas heterogêneas, principalmente de misturas compostas por líquidos (imiscíveis ou não (que não se misturam)). O recipiente contendo as substancias é inclinado, derramando a substancia mais leve (que fica em cima), em outro recipiente.
10. Destilação simples: Serve para aseparação de uma mistura homogênea de solido e liquido como Na CI e H²O. É importante que os pontos de ebulição das duas substancias sejam bastante diferentes. A solução é colocada em um balão de destilação, feito em vidro com fundo redondo e plano, que é esquentado por uma chama. A boca é tampada com uma rolha, junto com o termômetro. O balão possui uma saída lateral, inclinada para baixo na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho coletivo
  • Trabalho coletivo
  • trabalho coletivo
  • CONFLITOS COLETIVOS DE TRABALHOCONFLITOS COLETIVOS DE TRABALHO
  • Trabalho de direito coletivo do trabalho
  • trabalho de direito coletivo do trabalho
  • trabalho direito coletivo do trabalho
  • Direito coletivo do trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!