Fichamento Erasmo De Roterd CSPE

Páginas: 2 (283 palavras) Publicado: 27 de julho de 2015
Diana Fidelis Lopes – CSPE
Assunto (Tema):
Fichamento sobre o teórico Erasmo de Roterdã da árvore da evolução do conhecimento pedagógico.
Referência Bibliográfica:
Ferrari,Márcio. Erasmo de Roterdã, O porta-voz do humanismo. Revista Nova Escola, São Paulo, Abril. Edição Especial. N. 19. (p.27-31). jul. 2008.
Texto da Ficha:
“Embora fosse clérigo eprofundamente cristão, o filosofo holandês Erasmo de Roterdã (1469 – 1536) passou para história por se opor ao domínio da Igreja sobre a educação, a cultura e a ciência” (p.27).“Ele era o intelectual mais respeitado e prestigiado do seu tempo e sempre esteve ligado aos círculos de poder europeus” (p.28).
“Para Erasmo, a linguagem era o começo de todaboa educação, já que é sinal da razão humana [...] Erasmo prenunciava novos rumos para a pedagogia ao deter um olhar mais acurado na infância [...] Segundo ele, apenas ainstrução religiosa deveria ser para todos, enquanto os estudos das artes liberais estariam restritos aos filhos da elite, que futuramente teriam cargos decisórios” (p.29).
“Erasmo seinseria no panorama cultural como um símbolo da nova era. Num tempo em que os papas insuflavam guerras e acumulavam fortunas e o clero dava fartas mostras de ostentações,hipocrisia e arrogância, Erasmo pregou a volta aos valores cristãos originais, a começar pela paz [...] A moralidade estava no centro das preocupações do filósofo e deveria, de acordocom ele, ser a fonte e o objetivo final da educação” (p.29-30).
“Apesar da notoriedade de que desfrutou em vida, Erasmo foi desprezado pelas gerações seguintes. Suas ideiasseriam retomadas cerca de um século depois pelo educador tcheco João Comênio (1592 – 1670), considerado o pai da didática moderna” (p.31).

Tipo de Fichamento: Citação
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Erasmo
  • Erasmo
  • erasmo
  • Erasmo 1
  • Erasmo de Rotterdam
  • Erasmo de roterdao
  • Erasmo pilotto
  • ERASMO PILOTO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!