IO IMPACTO DO SETOR DE TRANSPORTE NA SAÚDE HUMANA: O CASO DO MATERIAL PARTICULADO DA FROTA A DIESEL NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

1406 palavras 6 páginas
Capítulo I – Introdução

I.1 Apresentação do estudo

A união dos homens na formação da sociedade fez surgir a necessidade do transporte urbano. Com o passar dos anos, ocorreu uma explosão demográfica e isso contribuiu para aumentar a distância entre as pessoas e os mercados.
Os meios de transporte surgiram como uma solução para diminuir essa distância. Porém, estando a sociedade motivada pelo desenvolvimento urbano não se preocupou com o meio ambiente, surgindo, então, na história, graves crises, relacionadas à saúde humana e ao meio ambiente, o que colocou em risco a proliferação da urbanização.
Originou-se, desta feita, a preocupação ambiental e esforços não foram medidos para encontrar soluções para os problemas que estavam contendo o processo de industrialização.
Foram realizados conferências e estudos, que se transformaram em padrões de poluição e acordos entre países, visando o desenvolvimento controlado. Não obstante, com o passar do tempo, estas medidas não estavam sendo suficientes para conter o nível de poluição emitido na atmosfera terrestre. Sendo assim, novos esforços foram e, ainda, são depositados no campo da pesquisa, na tentativa de encontrar respostas que possibilitem o crescimento dos países, sem afetar, de maneira agressiva, o ecossistema.
Pode ser observado, principalmente nas metrópoles dos países em desenvolvimento, e especificamente na cidade do Rio de Janeiro, que políticas de planejamento de tráfego urbano, que incentivam o uso do automóvel particular, foram adotadas, visando dar maior fluidez ao trânsito (GREENPEACE, 1996).
O sistema de transporte público perdeu mobilidade, tornando-se mais lento e menos confiável, resultando numa queda do número de usuários deste tipo de transporte, que passam a fazer uso de automóveis particulares.
Acrescenta-se que a baixa mobilidade, bem como a queda na qualidade, que pode ser representada por diversas variáveis, como por exemplo, conforto, segurança e freqüência dos veículos públicos, fazem

Relacionados