TID 4 Aprimoramento da m o de obra na constru o civil trabalho

Páginas: 14 (3293 palavras) Publicado: 22 de julho de 2015

Faculdade de Tecnologia e Ciências
Engenharia Civil


Alexandro; Caique Leite; Filipe Levita;Francisco Antunes; Suellen Sabino; Victor Mendes;




Aprimoramento da mão de obra na construção civil.





Itabuna Junho
2015

Alexandro; Caique Leite; Filipe Levita;Francisco Antunes; Suellen Sabino; Victor Mendes;






Aprimoramento da mão de obra na construção civil.











Itabuna Junho2015

1. INTRODUÇÃO

Com este trabalho pretendemos mostrar o quanto a produtividade da mão de obra na construção civil pode ser melhorada com o aprimoramento e qualificação dos profissionais da construção.
Veremos os problemas gerados devido à desqualificação da mão de obra e o adicional no custo que pode representar de 50% ou mais no valor total da obra.
Por décadas a mão de obra na construção civilfoi vista como trabalho pesado, braçal e de baixa escolaridade, não necessitando de aprimoramento e qualificação profissional. A partir da década de 90 vem sendo feito trabalhos e pesquisa para analisar e mostrar os benefícios com a reeducação profissional, proporcionando maior produtividade, eficiência e menor custo. Sabendo-se que a construção civil movimenta mais de 18% do PIB, é defundamental importância aprimorar os serviços de mão de obra para reduzir custo e aumentar a produtividade.
Como o surgimento de novas tecnologias e concorrência acirrada no mercado de trabalho não é diferente com a construção civil, a cada dia exige-se mais qualificação, redução de custo e eficiência no trabalho desenvolvido, gerando maior segurança no campo para os trabalhadores, seguindo todas as Normasde segurança e saúde do trabalho na construção civil, para evitar acidente, reduzindo automaticamente custo com afastamento, indenizações, medicamentos e perca da mão de obra.
A segurança e a saúde do trabalho baseiam-se em normas regulamentadoras descritas na Portaria 3214/78 do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). Entre essas normas, a NR-18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho naIndústria da Construção) estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção, e ainda determina a elaboração do PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção).1.2 Justificativa

Em pleno crescimento do setor da construção, cerca de 112 mil vagas de trabalho foram abertas no último ano. Mas, com tantos anos sem investir na qualificação da mão-de-obra, o mercado já sente falta de braços bem treinados para tocar as novas obras.
Mais de 112 mil vagas de trabalho foram abertas no último ano na construção. Segundo pesquisa do SindusCon-SP/FGV, na média doPaís, o emprego com carteira cresceu 6,4%, sendo que quase todos os segmentos da construção apresentaram evolução do emprego formal superior a 5% (no acumulado até abril). Com indicadores como esses, já há quem diga que o setor fechará o ano com até 200 mil novos postos de trabalho ocupados. Mas isso só se houver mão-de-obra qualificada.
Esse treinamento é importante para desenvolver ashabilidades básicas do trabalhador, fazendo com que ele tenha a capacidade de melhorar o seu desempenho. O projeto “Minha casa, minha vida” é uma obra de grande escala e importância, logo a qualidade e agilidade se torna indispensável. Esse aprimoramento resulta logicamente na melhora do andamento da obra, atingindo-se metas.
.
1.3 Objetivos

1.3.1 Objetivo Geral

Treinar e capacitar o trabalhador civilvisando um melhor desempenho de suas habilidades para que o mesmo esteja apto a maximizar a obra civil, melhorando a qualidade e sendo capaz de atender a demanda e o prazo exigido, diminuindo a rotatividade da mão-de-obra.

1.3.2 Objetivos Específicos

1- Aumentar a produtividade da obra, atingindo metas e exigências.
2- Diminuição da rotatividade da mão de obra


2. REVISÃO DA LITERATURA...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Falta De Qualifica O Na M O De Obra Da Constru O Civil
  • TRABALHO SENAC CONSTRU O CIVIL
  • Trabalho de Constru o Civil I
  • Trabalho Constru O Civil Paper
  • TRABALHO CONSTRU O CIVIL
  • Trabalho De Constru O Civil 1
  • TRABALHO EM ALTURA NA CONSTRU O CIVIL
  • Trabalho De Materias De Constru Ao Civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!