Justi A Federal Condena INSS A Pagar Indeniza O Por Danos Morais Por Cancelamento De Aposentadoria

Páginas: 2 (381 palavras) Publicado: 22 de julho de 2015
Justiça Federal condena INSS a pagar indenização por danos morais por cancelamento de aposentadoria
   A Justiça Federal em Alagoas condenou o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) a pagarindenização por danos morais a segurado que havia se aposentado na condição de portuário, contando tempo de serviço como trabalhador avulso no Porto de Jaraguá, em razão do cancelamento ilegal dobenefício.
     A concessão da aposentadoria havia sido revista, sob a acusação de que o autor obtivera o benefício mediante fraude, acarretando a instauração de inquérito policial e ação penal contraele, bem como o cancelamento de seu benefício, consequências que o fizeram passar por constrangimentos, severas privações e ter o seu nome inscrito no SPC e no SERASA.
     Na ação penal, o autor foiabsolvido em sentença absolutória já transitada em julgado.
     Ao julgar a ação cível, o juiz federal titular da 1ª Vara, André Luís Maia Tobias Granja, considerou que o INSS havia revisado ecancelado o benefício previdenciário quando já havia expirado o prazo decadencial de cinco anos, então vigente, para a anulação do ato de concessão, ressaltando não ter havido qualquer análise individualizadaque pudesse comprovar má-fé do segurado.
     De acordo com a sentença, se aplica ao caso a responsabilidade civil do Estado por ato comissivo, com fundamento no art. 37, §6º da Constituição Federalde 1988.
     O magistrado considerou que o autor havia sido ilegalmente privado de sua verba alimentar, o que lhe acarretara graves transtornos ao ficar sem o dinheiro indispensável a proverdignamente a sua manutenção e a de sua família, em inequívoca infração ao princípio constitucional da dignidade humana.
     Na fixação da indenização, o juiz sentenciante não levou em conta a abertura doinquérito policial e de ação penal, bem como a inscrição nos cadastros de proteção ao crédito, por considerar que seriam danos em ricochete – reflexos – e não indenizáveis pelo INSS, segundo o que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Indeniza o danos morais e materiais
  • a o de indeniza o por danos morais
  • Parecer INDENIZA O DANOS MORAIS
  • A O DE INDENIZA O POR DANOS MORAIS
  • 01 A O DE INDENIZA O DE DANOS MORAIS
  • CONTESTA O A O DE INDENIZA O DANO MORAL
  • A o de Indeniza o por Danos Morais e Materiais
  • A O De Indeniza O Dano Moral Telefonia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!