TEXTUAL Resenha Cr Tica Filme Amor

Páginas: 5 (1186 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
RESENHA CRÍTICA DO FILME AMOR



Como envelhecer? Como enfrentar a inevitabilidade da morte? O que fazemos das nossas vidas enquanto a morte não chega? No filme Amor, vivenciamos de fato a sensação real de que um dia vamos encarar a morte, mas, é claro, é uma situação difícil para a maioria das pessoas. Mas Amor não é apenas mais um filme da categoria drama que tematiza esse sofrimento.
Arelação central entre os protagonistas não se baseia em uma história de amor convencional, afinal, trata-se de casal de idosos, que estão encarando a vida no seu fim, vendo seus dias escaparem pelos dedos cansados por terem atravessado todos os problemas que antecedem esse momento. O casal sofre com o aproximar do fim dos seus dias, com a perda das suas faculdades e do interesse da sociedade e da famílianas suas pessoas, e resolvem atravessar essa fase juntos e isolados em seu apartamento. No final da vida, percebem que tudo que têm é o amor um pelo outro.
O centro do enredo é a história de Georges e Anne, dois professores de música reformados, com cerca de 80 anos, que gostam de assistir espetáculos musicais. A casa deles é o grande cenário da história, pois representa tudo o que eles são:cúmplices nas coisas mais simples do dia a dia. Eles têm uma rotina organizada e com boa dose de cultura.
A mudança ocorre quando Anne entra em coma e deixa de reconhecer o marido. Ao acordar, não se lembra mais de nada. Começa o desespero na vida dos dois. A esposa tem que ser operada, mas a cirurgia não corre tão bem e os efeitos são devastadores, levando-a a um derrame do lado direito do corpo. Oresultado é a falta de mobilidade (Anne passa a andar de cadeira de rodas), além da depressão e do desespero pela possibilidade de ser internada. O apoio de Georges vai além do amor comum, pois, além do cuidado e atenção exclusivos, o marido mantém-se leal até o fim, até a morte, literalmente.
O amor, portanto, retratado no filme, é incondicional, e põe a nu uma promessa clássica do casamento.Faz-nos refletir sobre o apoio “na vida e na morte” e “na saúde e na doença” e, como ele, levado a cabo, pode representar um amor tão extremo que chega a ser um fardo. A devoção de Georges é tão grande que, ao acompanhar os últimos momentos de Anne, ele passa a ser seu único companheiro, pois até enfermeiros e a própria filha são dispensados.
A história de amor de Anne e Georges coloca em xeque umasérie de questões sobre o amor na relação a dois nos últimos anos da vida de uma pessoa. Além disso, traz a discussão a forma como tratamos os nossos idosos, e as situações que a maioria terá que enfrentar um dia. Não é um amor de flores e nuvens, é mais do que isso: é um amor de cuidado e abnegação.
Infelizmente, o cuidado com o idoso não é prioridade em nosso país. Isso se deve ao fato de vivermosem uma sociedade onde a juventude a beleza são hipervalorizadas em detrimento à larga experiência de vida adquirida pelos mais velhos. Isso faz com que as pessoas tenham medo da velhice e, em geral, não se preparem para as derradeiras etapas da vida.
Essa fase, conhecida como terceira idade, foi marcada por inúmeras mudanças nos últimos anos. Como a qualidade de vida está em voga, a populaçãotende a envelhecer mais. Segundo o guia inclusivo, os números do censo 2010 mostram essa tendência: cerca de 7,4% da população tem mais de 65 anos no Brasil. Em 1991, 4,8%  dos brasileiros eram idosos. As pessoas, então, querem viver mais e sabem como podem fazer isso, mas perdura o medo da morte, um medo que atravessa questões religiosas, espirituais, dentre outras, e que é único em cada indivíduo.Para Papalia (2006), é preciso repensar essa imagem negativa do envelhecimento na busca pela qualidade de vida. Essa imagem, segundo os autores, deve-se ao fato de a mídia reproduzir a ditadura da beleza, onde as pessoas recorrem a cirurgias plásticas anti-envelhecimento, cremes, comprimidos, dentre outros, que prometem uma juventude cada vez mais longa e um envelhecimento tardio. Isso gera,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Cr Tica Do Filme
  • Resenha Cr tica sobre o Filme
  • Resenha Cr tica Filme Confiar
  • Resenha Cr tica do Filme Metropolis
  • Resenha cr tica sobre o texto do amor
  • Resenha Cr Tica Filme Tr Fico Humano
  • RESENHA CR TICA DO FILME E O SEU NOME JONAS
  • Resenha Cr Tica Do Filme Sniper Americano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!