Teste

Páginas: 5 (1231 palavras) Publicado: 29 de janeiro de 2014
Contextos da Educação a Distância
Deise Kinsk Reis Silva
A Educação a Distância (EaD) ganha mais espaço na sociedade contemporânea devido às demandas educacionais ocasionadas pelas mudanças econômicas mundiais. Dessa forma, a globalização deixa de ser apenas um fenômeno econômico, mas também se relaciona com a “transformação do tempo e espaço” (BELLONI apud GIDDENS, 1997, p. 04).
Aglobalização impulsionada, juntamente com o surgimento das tecnologias de comunicação, apresenta novos parâmetros para compreensão, contextualização e re-contextualização de um mundo local e global. Ao se pensar neste impacto, a educação também adquire outros significados, em que surgem novas formas de ensinar e aprender. A educação passa a ser vista como parte da emancipação do indivíduo e das ações,apontando para um processo de “educação ao longo da vida” (BELLONI, 2003).
Essa educação se caracteriza como uma formação continuada do indivíduo, de forma que esteja associada ao campo econômico, ou seja, aos ambientes de trabalho. Porém, para cumprir essas sinergias entre educação e trabalho, novas ferramentas pedagógicas devem ser estruturadas para a aprendizagem.
Por isso, a EaD – Educação aDistância é vista como a solução para a “crise da educação”, na qual os meios tradicionais não são suficientes para cumprir as demandas sociais e econômicas. A EaD se torna um elemento regulador dos sistemas educacionais, e hoje já podem ser verificados estudos que se acumulam, trazendo discussões sobre a andragogia, mediatização, o indivíduo autônomo e o professor coletivo.
SETTON (2005) aponta em suapesquisa ‘Trajetórias Acadêmicas: um estudo sobre as estratégias de transformação da ordem’ que um dos novos diferenciais para o sucesso escolar, vem sendo o uso das mídias, concluindo que “ o acesso a um saber informal midiático em ambientes familiares dóceis à cultura escolar” (p.88) foi o que amplio o referencial cultural dos alunos.
Em sua discussão, a autora relaciona a teoria de ‘CapitalCultural’ de Bourdieu e os conceitos trazidos por Lahire em ‘Sucesso escolar nos meios escolares’. Entende-se que o capital cultural (saberes legitimados pela a sociedade como diplomas e títulos.) é uma fonte de distinção e poder, que influencia no sucesso escolar.
A influência do capital cultural é percebida não na renda de suas famílias, mas na formação do pai. É revelada uma grande variação de‘bons alunos’ quando se apresenta pais graduados ou não. Sendo assim, é possível verificar um conjunto de variáveis - como passado escolar da família, nível cultural, residência, entre outras - que permite explicar o êxito escolar até no nível mais alto do cursus.
Com estes aspectos, conclui-se que, as chances de chegar a um nível avançado do cursus e de ser bem sucedido, estão relacionadas aonível cultural da família. Mas só o nível cultural não explica como é repassada a herança cultural, por isso que em sua pesquisa ainda aponta que o capital cultural mais rentável está associado ao repasse de informações sobre o mundo universitário e o cursus.
Os alunos, que são mais favorecidos, herdam saberes e gostos que apontam maior rentabilidade escolar. Já na análise das desvantagens de herançacultural para os menos favorecidos, um fato agravante é o manejo da língua, pois, na formação inicial a língua falada se constitui na avaliação principal de professores.
Porém de seu grupo de pesquisa (alunos de graduação de 23 cursos de humanidades da USP.), o capital cultural legitimado não é o determinante principal do sucesso acadêmico. São observados os fatores extra-escolares e asvariáveis do núcleo familiar. Pois mesmo que uma família não tenha uma trajetória acadêmica, que não realize visitação em museus, em bibliotecas e diplomas, é possível alcançar o sucesso acadêmico. A análise é aprofundada no capital cultural das classes populares, chamando a atenção para os meios não legitimados que permite acesso a informação: como a internet, rádio, TV informativa, entre outros....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teste teste teste teste
  • teste teste teste teste
  • TESTE TESTE
  • teste de teste
  • Teste do teste
  • Teste teste
  • teste teste
  • Teste teste

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!