Artigo

Páginas: 2 (298 palavras) Publicado: 29 de janeiro de 2014
8.5 – RELAÇÕES PACÍFICAS ENTRE POVOS
As relações entre os diferentes povos dependem do grau em que cada um deles desenvolveu as suas forças produtivas, da divisão do trabalho e dointercâmbio interno e externo. Estes contactos intensificaram-se com as trocas indispensáveis, originaram um processo de aculturação em larga escala com significativas alterações nosprocedimentos tecnológicos e nas estruturas económicas e sociais. A influência recíproca e a interpenetração aumentaram nas áreas de contacto entre as várias comunidades étnicas, tendo acoexistência desses grupos no seio dum agregado único levado ao desaparecimento de muitas diferenças.
Estas relações multilaterais, que ao princípio se desenrolavam dentro de regiõesisoladas, fertilizaram a imaginação humana, favoreceram a difusão de novas ideias e culturas adaptadas por cada povo segundo os seus próprios modos de vida. Tais relações podiam ter umaorigem pacífica ou conflituosa.
As relações sociais pacíficas tornaram possível o aumento gradual do comércio entre povos com culturas e governos diferentes. Eram, porém, difíceis de seestabilizarem e manterem sem o estabelecimento de regras ou acordos recíprocos, por vezes firmados por meio de contratos escritos. Algumas sociedades caracterizaram-se pela sua naturezacosmopolita. A coexistência tornou-se um facto de vida amplamente aceite e deu resultados compensadores através do intercâmbio que criou.
Sempre que os povos africanos receberaminfluências do exterior, o que aconteceu em muitos lugares e em muitas épocas, o processo de assimilação, técnicas, costumes ou crenças, fez-se sempre por adaptação, através do ambiente e dascircunstâncias locais, modificando de facto as sociedades, civilizações e culturas, mas estas mantiveram sempre as suas características específicas e integralmente africanas.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Artigo
  • Artigo
  • artigo
  • ARTIGO
  • artigo
  • ARTIGO
  • Artigo
  • ARtigo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!