Engenheiro

Páginas: 4 (949 palavras) Publicado: 29 de janeiro de 2014
O mármore e o granito são duas pedras provenientes da natureza que possuem grande durabilidade, resistência e fácil manutenção.
Por serem naturais, possuem variações de cores, manchas e veios, eportanto, dificilmente uma peça é igual à outra. Isto, no entanto, não significa, de maneira alguma, qualidade inferior das peças.
Isso pode ser facilmente verificado quando são aplicados em pisos.As diferenças podem ser maiores ou menores, conforme sua extração ( peças obtidas de blocos diferentes ou até de jazidas diferentes ). Assim, o mesmo mármore, de mesmo nome e mesma cor, pode apresentardiferenças.
U ma das grandes diferenças entre estes dois materiais é a dureza.
O mármore é composto por um mineral e por calcita. Já o granito é formado por três minerais ( a mica, feldspato equartzo ). Na prática, isso significa que o granito é bem mais duro, resistente e menos poroso do que o mármore, que risca.
O mármore deve ser utilizado preferencialmente em ambientes internos. Isto,porque o material sofre com a ação do tempo ( possui sensibilidade à chuva ácida ) e da poluição. Também deve ser evitada a utilização de mármore em áreas de tráfego intenso, pois desgasta-se maisfacilmente. Outro ambiente a ser evitado é a cozinha: por ser poroso, absorve gordura. Além do mais, não tendo resistência contra ácido, pode adquirir manchas e perda de brilho com produtos como vinagre,limão ou materiais de limpeza pesados.
Para diferenciar o mármore do granito (se estiver em dúvida), risque com uma faca ou canivete ( uma peça de metal ) a superfície do material, de preferênciaem uma parte que não fique visível. O mármore ficará marcado e o granito, não. Outra diferença é o próprio visual: o granito é mais mesclado, enquanto a coloração do mármore é mais uniforme. Ambospossuem alta qualidade, o importante é saber quais as aplicações mais indicadas para um e para o outro.
Por outro lado, o mármore é mais indicado que o granito para revestimento de paredes internas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenheiro
  • Engenheiro
  • Engenheiro
  • engenheiro
  • Engenheiro
  • Engenheiro
  • Engenheiro
  • Engenheiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!