teoria

Páginas: 8 (1820 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
VYGOTSKY

Lev Semenovitch Vygotsky (Orsha, 17 de Novembro de 1896, Moscou, 11 de Junho de 1934), foi um cientista bielo-russo.Pensador importante em sua área e época, foi pioneiro no conceito de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida. Veio a ser descoberto pelos meios acadêmicos ocidentais muitos anos após a sua morte, queocorreu em 1934, por tuberculose, aos 37 anos." ORIGEM WIKIPÉDIA" CONCEITO DE CULTURA QUE FORMA O SER HUMANO QUANDO E COLOCADO PARA DENTRO DE SI. A INTERAÇÃO COM O AMBIENTE O INDIVIDOU TEM ALTERAÇÃO MÚTUA, MEDIAÇÃO POR UM ELEMENTO DURANTE UMA RELAÇÃO TRANSFORMANDO O PROCESSO PSICOLOGICO PERMITE MUDANÇA NO OBJETO MEDIADOR, SIGNOS SÃO DE CONTROLE INTERNO DA PESSOA A LINGUAGEM E UMA EXPRESSÃO DECOMUNICAÇÃO E INTERCÃMBIO SOCIAL, O DESENVOLVIMENTO DE RELAÇÃO INTERPESSOAL PARA RELAÇÃO INTRAPESSOAL. APRENDIZAGEM PARA VYGOTSKY A CRIANÇA CONSEQUE REALIZAR ALGUMAS COISAS SOZINHA OUTRAS PRECISA DA INTERVERSÃO DE UM ADULTO, A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL E AQUILO QUE A CRIANÇA CONSEQUE FAZER QUANDO TEM APOIO. VISAO PEDAGOGICA: DESENVOLVIMENTO RELAÇÕES INTERPESSOAIS PARA RELAÇAO PROPRIA, OPROFESSOR DEVE DESENVOLVER O IMAGINARIO DO ALUNO, TER TROCA DE IDEAS COM ALUNO, ENSETIVAR O ALUNO A TER RESPONSABILIDADE COM SEUS ESTUDO. CONTRIBUIÇÃO PARA PRATICA PEDAGOGICA, CONHECIMENTO REAL E O PONTENCIAL, E AQUILO QUE DOMINA, CONHECE E SABE. EX: SABE FAZER FEIJÃO! E O POTENCIAL, MAIS PRA FAZER UMA FEIJOADA PRECISA DA AJUDA DA MÃE. ENSINA O PROFESSOR A TRAZER O ALUNO PARA O MUNDO DESCONHECIDO LHEAPRESENTANDO OBJETOS, ALIMENTOS E TESTURAS PARA ESTIMULAR SEU PALADAR, TATO, VISÃO, AUDISÃO E OLFATO PARA INDENTIFICAR E TRANSFORMAR EM COMUNICAÇÃO.


HENRI WALLON

Henri Paul Hyacinthe Wallon (França, 15 de junho de 1879 - 1 de dezembro de 1962) foi filósofo, médico, psicólogo e político francês, e marxista convicto. Foi neto do político francês Henri-Alexandre Wallon. Tornou-se bem conhecidopor seu trabalho científico sobre Psicologia do Desenvolvimento, devotado principalmente à infância, em que assume uma postura notadamente interacionista, e por sua atuação política e posicionamento marxista. Por sua formação, ocupou os postos mais altos no mundo universitário francês, em que liderou uma intensa atividade de pesquisa."ORIGEM WIKIPÉDIA" CONHECIDO POR SEU TRABALHO PSICOLOGIA DODESENVOVIMENTO DA INFÃNCIA, TRABALHOU COM CRIANÇAS PORTADORA DE DEFICIENCIA MENTAL, DEFENDE A COMPREENSÃO INFANTIL, COMPLETA E CONTEXTUALIZADA DE FORMA INTEGRAL. MANIFESTA A INTRAÇÃO COM A CRIANÇA NO AMBIENTE ONDE ESTA INSERIDA. MOVIMENTO: MOVIMENTO NO PRIMEIRO SINAL DE VIDA EXPRESSIVA E INSTRUMENTAL, NESTE MOMENTO DESCOBRE A SUA VOLTA E MISTURA COISAS, OBJETOS E PESSOAS NÃO SABE SEPARA, NO SEGUNDOMOVIMENTO JÁ E CATEGORIO JÁ SE PERMITE PENSAR EM REALIDADE.VEM A CONTRUÇÃO DO "EU" COMO PESSOA, NA VISÃO DE WALLON, A MÃE E SEU FILHO SÃO UM SÓ ATÉ CHEGAR NO PARTO, DEPOIS QUE VEM A INDIVIDUALIDADE. A IMITAÇÃO DO OUTRO, TEM O OUTRO COMO MODELO. A NEGAÇÃO DO OUTRO , É SE LIVRA DO OUTRO DENTRO DE SI. CONCEITO: MOVIMENTOS EXPRESIVO, AFETIVIDADE, EMOÇÕES, DISCIPLINA QUE ENTERAGEM COM O ALUNO PARA ODESENVOLVIENTO DO MESMO, VER A CRIANÇA COMO SER HUMANO E A VISÃO DE WALLON, SABER INTERAGIR COM AS EMOÇÕES SER AFETIVO E RESPEITAR CADA ALUNO NA SUA ESSENCIA.MOVIMENTO INSTRUMENTAL ATIVIDADE COGNITIVA EXEMPLO A CRIANÇA QUER O OBJETO PEGAR E MORDER, O MOVIMENTO EXPRESSIVO SORRIR E GESTICULA EXEMPLO EXPRESSIVO. O PROFESSOR DEVE CONSIDERAR A HISTORIA DO ALUNO AS ATUAIS E ESTIMULAR SUA ESPCTATIVAFUTURAS.


JEAN PIAGET
Sir Jean William Fritz Piaget (Neuchâtel, 9 de agosto de 1896 - Genebra, 16 de setembro de 1980)Estudou inicialmente biologia na Universidade de Neuchâtel onde concluiu seu doutorado, e posteriormente se dedicou à área de Psicologia, Epistemologia e Educação. Foi professor de psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954, e tornou-se econhecido pela sua revolução...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teorias
  • teoria
  • teorias
  • teoria
  • TEORIA
  • teorias
  • teoria
  • teorias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!