Racismo - O velho e novo preconceito no esporte e na sociedade

Páginas: 6 (1470 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Faculdades Integradas Espírito-Santenses – FAESA
Curso de Psicologia



Bruna Cardoso Pessanha
Isabela Coura Lessa





RACISMO: O VELHO E O NOVO PRECONCEITO NO ESPORTE E NA SOCIEDADE





Vitória
2014


Projeto de Pesquisa apresentado às Faculdades Integradas, como requisito parcial para aprovação na disciplina Pesquisa e Prática profissional, do Curso de Psicologia, soborientação da profª Andréia da S. Ferreira

Alvo de racismo na Espanha, Daniel Alves come banana jogada por torcedor

O lateral baiano do Barcelona viu novamente bananas serem jogadas da arquibancada em sua direção; respondeu à demonstração de racismo de forma inusitada: comendo a fruta.
O lateral baiano Daniel Alves, do Barcelona, participou de duas jogadas que garantiram a vitória do timecontra o Villarreal neste domingo, pelo Campeonato Espanhol. Porém, o bom desempenho foi acompanhado de ofensas por parte da torcida adversária, que jogou bananas em direção ao jogador. Alves, em vez de mostrar descontentamento, respondeu ao insulto de maneira inusitada: ao se preparar para cobrar um escanteio, o jogador se abaixou, pegou uma das bananas e comeu. Em seguida, fez a cobrança econtinuou jogando como se nada tivesse acontecido. Neste domingo, o Barcelona ganhou de 3 a 2 sobre o Villarreal.
Após o jogo, Daniel Alves comentou a recorrente provocação racista: "Estou na Espanha há 11 anos e há 11 anos é dessa maneira. Temos de rir dessa gente atrasada". No fim de março, torcedores do clube catalão Espanyol emitiram sons imitando macacos e jogaram uma casca de banana no campo,como forma de desestabilizar os jogadores brasileiros Neymar e Daniel Alves. A investida desleal também não surtiu efeito: a partida foi vencida pelo Barça no estádio do time adversário.
“Infelizmente é uma guerra perdida até que se tomem medidas mais drásticas”, afirmou Daniel Alves no ano passado sobre atitudes racistas de torcedores na Europa.Introdução
O tema proposto de estudo é sobre o racismo, tema polêmico que foi bastante discutido após práticas racistas no futebol, o caso em especial foi o que ocorreu com o jogador Daniel Alves, atiraram uma banana contra ele, fazendo alusão do jogador com um macaco devido a sua cor, como forma de manifestocontra o preconceito, Daniel Alves comeu a banana em campo. A partir desse ponto vamos levantar casos antigos do preconceito inserido no esporte e na sociedade e como o racismo está inserido atualmente. Apesar de ter avançados muito nos últimos anos, ainda existem conceitos e preconceitos antiquados no qual as pessoas são julgadas pela sua cor e não pelo seu caráter ou honestidade e outrosconceitos básicos da sociedade em que vivemos.


















1.1 Revisão Bibliográfica

1.2 Racismo no futebol -considerado um momento de união e de igualdade entre as pessoas, o futebol também traz casos de preconceito racial em sua história. O texto expõe casos de racismo na história mundial, citando o exemplo do genocídio ocorrido na Idade Média, escravidão e o holocaustofeito por Adolf Hitler, e nos mostra que tal atitude se estendeu aos gramados, a ponte de ter jogadores que tiveram que usar pó de arroz para clarear a pele e boatos de que o Brasil perdeu a copa do mundo de 1950 por ter um goleiro negro. (FREDERICO HUBER; RICARDO ALENCAR; THALES COUTINHO; VINÍCIUS FAUSTIN, 2006).
1.3 O livro mídia e racismo aborda uma discussão de como a imprensa retrata o temaracismo e desigualdades raciais, dizendo que os grandes órgãos de imprensa não tem muita preocupação em tratar de forma corajosa e explícita o drama no Brasil. Outro ponto citado é o fato da pouca aparição de negros em comerciais, novelas, filmes, TV e artes em geral, quando possuem algum papel em sua maioria são subalternos e inexpressivos, revelando modelos subliminares de idealização da nação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Racismo: Os impactos e os desafios sociais desse preconceito na sociedade
  • Do velho ao novo: vhs e dvds como um reflexo da sociedade de consumo
  • Velho é o seu preconceito
  • Preconceito e racismo
  • Preconceito e racismo
  • Preconceitos e racismo
  • \preconceito e racismo
  • Racismo e Preconceito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!