Romantismo

Páginas: 3 (604 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
O estrangeiro sob a ótica de Georg Simmel

Temos na toeria de Georg Simmel uma distinção entre o viajante e o estrangeiro. Mesmo usando corriqueiramente estrangeiro como todo e qualquer indivíduoque não seja do país do qual estamos olhando. Neste caso, Simmel estabelece aqueles que viajam, mas não se estabelecem (viajantes), e os que viajam para se estabelecer no local de destino(estrangeiro). Assim, não é necessário que essa pessoa tenha vindo de outro país, mas sim de qualquer lugar, longe ou perto do local de destino. O estrangeiro se destaca dos outros integrantes do local de destinopor suas particularidades: cultural, idioma, características físicas. Por estes mesmos motivos, ele nunca se insere totalmente no grupo, às vezes, nem os seus descendentes. A relação que se dá entreos estrangeiros e os habitantes locais sempre se configura na relação de amizade entre alunos membros deste grupo, mas de um distanciamento e desprezo, por ambas as partes, quando se olha a relaçãocom o grupo por suas diferenças.
Para Simmel o estrangeiro não era o simples viajante, pois o viajante procura apenas visitar o país e depois retornar a sua nação, já o estrangeiro, é a pessoa que mudade seu país para uma nova vida em outro local.


Relações entre Outsider e Estabelecimentos para Nobert Elias

Elias nos mostra a relação de poder entre dois grupos de moradores não não sediferenciam quanto ao seu tipo de ocupação, religião, educação, nacionalidade, classe social, cor, raça, mas sim no que se refere ao tempo em que residiam na comunidade. O grupo estabelecido osestigmatizava como pessoas de valor inferior, tratavam os moradores novos como indivíduos que não se inseriam no grupo, como forasteiros, “os de fora.”
A área se compunha de três bairros, conhecidos ereconhecidos como diferentes pelos próprios moradores. A Zona 1 era o que se costuma chamar de área residencial de classe média. As Zonas 2 e 3 eram áreas operárias, uma das quais, a Zona 2, abrigava quase...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Romantismo
  • romantismo
  • Romantismo
  • romantismo
  • Romantismo
  • Romantismo
  • Romantismo
  • Romantismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!