Teoria política: comparação entre kant, burke e hegel

Páginas: 4 (828 palavras) Publicado: 19 de março de 2013
O campo da Teoria Politica é vasto e recheado de ideias, concepções e filosofias. Cada teórico, por sua vez, tem sua própria forma de ver o mundo e suas instituições, dependendo se seu contextohistórico e experiência de vida. A seguir veremos uma breve relação entre três dos mais importantes teóricos da Teoria Politica, que marcaram época e seguem alvos de estudo até a contemporaneidade.Edmund Burke é um dos fundadores do conservadorismo moderno e defendia a estrutura de sua pátria, a Inglaterra, de tal forma que quase todos os seus escritos utilizam seu país como exemplo a ser seguido.Para Burke a Constituição inglesa beira a perfeição, pois é fruto da tradição e evolução do homem e não da destruição e reconstrução provocadas pela revolução egoísta.

Revolução é, aliás, um temadelicado para o teórico, pois, segundo ele, ela é fruto do egoísmo individual e deve ser negada sob qualquer forma (na verdade ele critica todo o conceito de revolução explicitado por Bobbio em seu“Dicionário de Política”). Sendo assim, Burke foi um dos maiores críticos da Revolução Francesa, sobre os argumentos de que os princípios dos revoltosos: liberdade, igualdade e fraternidade, eraminteiramente abstratos e não se deve derrubar uma estrutura, construída por anos de aprimoramento, baseando-se em princípios assim. É também grande critico da democracia imposta pela revolução, dizendo queaquela dita regras como se fossem gerais e quem não as acata, a minoria, acaba sendo vista como à parte da sociedade, como se fosse “desumanizada”, pelas palavras do autor.

Já Immanuel Kant, filósofoalemão, entusiasmou-se a princípio com a Revolução Francesa, mas também possui críticas, tanto à democracia quanto à revolução em si. Em relação à primeira, Kant afirma que a democracia é despótica pornatureza, pois nela todos possuem o poder executivo, mas quando apenas um individuo não dá o consentimento, a decisão é tomada da mesma forma e, assim, “... todos, sem no entanto serem todos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • teoria politica de Rousseau, Hegel e Kant
  • Conceito de liberdade nas teorias politicas de Kant, Hegel e Marx
  • Teoria política, comparação de pensadores
  • Burke e Kant
  • Kant E Hegel
  • Kant e hegel
  • John Rawls Entre Kant E Hegel
  • Conceito do Belo por Kant e Hegel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!