Fichamento Norberto Bobbio Era dos Direitos A Heran a da Grande Revolu o 1

1470 palavras 6 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
Faculdade de Direito, 12 de Março de 2015
Professora Dra. Helga Klug Doin Vieira
Fundamentos de Direito Público I
Daniel Bigliazzi Navarro de Castro - Turma: MG1
Fichamento nº4 - "A Era dos Direitos", Norberto Bobbio, Capítulo: A Herança da Grande Revolução, página 123 à 139.

A Revolução Francesa e o seu marco na História
A Revolução Francesa foi um marco de início de uma nova era no andamento histórico, junto com este marco foi aprovada a Declaração dos Direitos do Homem, em 28 de Agosto de 1789, que foi o símbolo desta nova era.
Anos antes da elaboração dessa Declaração, houve a revolução das colônias norte-americanas que culminaram na independência do que seria a ser os Estados Unidos da América mais tardiamente. A comparação entre esses dois eventos foi feita várias vezes, porém o autor diz que a comparação deve ser feita sob certas restrições, devido às suas diferentes naturezas (a americana como uma guerra de independência e a francesa como uma libertação do Estado Estamental). Bobbio diz ser mais sensata a comparação não dos fatos históricos, mas sim entre as duas declarações provenientes desse eventos, a Constituição Americana e a Declaração dos Direitos do Homem, embora essa comparação não possa ser feita em termos decisivos.
"... enquanto um povo novo (como o americano) estava disposto a receber 'a liberdade em toda sua energia', um povo como o francês, composto por uma multidão imensa de súditos sem propriedade, esperava do governo 'mais a segurança do trabalho, que os torna independentes, do que a liberdade'"1
O evento americano influenciou a Declaração de acordo com François Furet em "Dictionnaire critique de la Révolution française", porém isso foi afirmado mais recentemente.

A Declaração dos Direitos do Homem e a Constituição Americana: diferenças e semelhanças
A declaração francesa apresenta em seu 6º artigo a "vontade geral" como titular do poder legislativo, sendo isso uma clara influência do

Relacionados