RESUMO DO 3º CAPITULO DO LIVRO “ÉTICA E FUNDAMENTOS SÓCIO- HISTÓRICOS” DA AUTORA MARIA LUCIA BARROCO. EDITORA: CORTEZ. ANO 2010, 3º EDIÇÃO.

8741 palavras 35 páginas
2444115-870585
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁINSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADASCURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

RODRIGO ALMEIDA VELOSO
RESUMO DO 3º CAPITULO DO LIVRO “ÉTICA E FUNDAMENTOS SÓCIO- HISTÓRICOS” DA AUTORA MARIA LUCIA BARROCO. EDITORA: CORTEZ. ANO 2010, 3º EDIÇÃO.
Belém - Pará.2014
RODRIGO ALMEIDA VELOSO
RESUMO DO 3º CAPITULO DO LIVRO “ÉTICA E FUNDAMENTOS SÓCIO- HISTÓRICOS” DA AUTORA MARIA LUCIA BARROCO. EDITORA CORTEZ. ANO 2010, 3º EDIÇÃO.
Trabalho apresentado como requisito parcial necessário para avaliação da disciplina Ética Profissional e Serviço Social do Curso de Bacharelado em Serviço Social da Universidade Federal do Pará, sob a orientação da Prof.° Drª. Vera de Souza Paracampo.
Belém - Pará.2014
Resumo do 3º capitulo do livro ’Ética e fundamentos Sócio- Históricos” da autora Maria Lucia Barroco. Editora Cortez. Ano 2010, 3ª Edição.
3.1. Entre a ética e a politica: Os ( des.) caminhos da liberdade.
De forma simplista podemos dizer que a ética é um legislador do comportamento moral, lembrando-se que, moral é um corpo de regras impostos por uma sociedade, em um determinado tempo e lugar, assim podendo variar; tem a função de organizar esta mesma sociedade, e geralmente são conhecimentos, normas passadas por tradições, sem nenhum comprometimento teórico, mas, um conhecimento empírico sobre a realidade vivida naquele contexto.
A ética é como um fio condutor do comportamento moral, e que possibilita a liberdade de agir desta ou daquela forma, mas a liberdade neste caso vem acompanhada de um dever que nada mais é que observar a realidade e submeter os conceitos morais ali presentes a uma crítica, sob a ótica das teorias de vários pensadores que deixaram a sua contribuição na historia, construíram uma nova forma de estar e pensar na sociedade, analisando as questões multifacetárias do ser social. É de conhecimentoque a Grécia antiga é o berço da civilização, de onde vieram os primeiros homens a tentar explicar a existência do

Relacionados