Teoria dos Efeitos Limitados

Páginas: 5 (1011 palavras) Publicado: 20 de março de 2014
Abordagem Empírica de Campo
ou Teoria dos Efeitos Limitados

Teoria de orientação sociológica, estuda ainda os efeitos da comunicação nas pessoas. Para ela, a comunicação de massa é apenas parte de um contexto maior que é a sociedade. Analisa as influências que existem nas relações comunitárias, na vida em sociedade.
O coração, o centro dessa teoria consiste em associar os processos decomunicação de massa às características do contexto social em que estes processos se realizam.
A eficácia dos meios de comunicação de massa só pode ser analisada no ambiente social em que funcionam. Mais do que o conteúdo que difundem, a sua influência depende das características do sistema social do qual fazem parte.
Os trabalhos mais significativos que utilizaram essa teoria dizem respeito aosprocessos de formação de atitudes políticas, ou seja, como as pessoas escolhem seus partidos ou candidatos.
Então, essa teoria vai estudar o processo de formação de opinião pública em determinadas sociedades e não só o estudo específico dos meios de comunicação de massa.
Ela vai analisar e insistir mais num processo indireto de influências onde as dinâmicas sociais se relacionam intimamente com osprocessos comunicacionais.
A descoberta mais importante dessas pesquisas é a existência de líderes de opinião na sociedade que promovem a comunicação em dois fluxos.
Quem são os líderes de opinião? São pessoas que têm um maior grau de interesse e de informação sobre determinado assunto e, por isso mesmo, acabam influenciando outras pessoas do grupo com as suas opiniões.
Representam a parcela daopinião pública que procura influenciar o seu grupo social. São pessoas que demonstra maior preparo, capacidade de reação e repostas mais atentas aos acontecimentos apresentados pela mídia.
A descoberta dos líderes de opinião fez com que os pesquisadores (principalmente Schramm) mostrassem que a comunicação não se dá de uma maneira mecânica: emissor – mensagem – receptor, como se pensavaaté então.
Essa descoberta mostra que são os líderes de opinião que influenciam mais diretamente as pessoas, mais até do que os próprios meios de comunicação. Assim, Schramm, Katz e Lazarsfield criaram ou exemplificaram o sistema da comunicação em dois fluxos:





Principais características do sistema de comunicação em dois fluxos:


1 – Influência de outras pessoas (amigos, parentes,pares) tende a ser mais eficiente do que a exercida pelos M.C. M.
2 – Influenciadores e influenciados geralmente compartilham das mesmas características de situação social (escola, família, trabalho, amigos)
3 – Indivíduos intimamente relacionados tendem a ter opiniões e atitudes comuns, tentando abandonar o consenso do grupo.
4 – Embora a influência passe dos mais interessados para os menosinteressados, os menos interessados têm que estar minimamente interessados para serem influenciados, ou seja, não há líderes sem partidários.
5 - Existe especialidade nas lideranças de opiniões (economia, medicina, meio ambiente)
6 – Os líderes têm mais tendência a se exporem aos M. C. M., principalmente, nos assuntos mais relevantes para a sua área de interesse.
Vamos relembrar que os estudosmais importantes realizados através dessa teoria estavam preocupados em analisar campanhas políticas para saber como as pessoas escolhem seu partido e/ou candidato.
Assim, a influência dos líderes de opinião, mais os fatores econômicos, culturais, de sexo, idade, intelectual, motivação, M.C. M, etc, dos indivíduos leva – os em três direções com relação ao seu voto:

1 - Efeito de Ativação:Transforma a tendência de voto em comportamento efetivo de voto;
2 - Efeito de reforço: Preserva as decisões tomadas, evitando mudanças de atitude;
3 – Efeito de conversão: quando as pessoas repensam atitudes pouco pensadas ou analisadas “mudam” sua tendência de voto através dos meios de Comunicação de massa.
Esse efeito é bastante limitado, pois as pessoas mais expostas e atentas à campanha...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria dos Efeitos Limitados
  • Teoria dos Efeitos Limitados
  • Teoria Empírica de Campo
  • Teoria dps Efeitos Limitados Apliacada ao site Beatport
  • Atividade é referente à abordagem empírica em campo ou "dos efeitos limitados"
  • WOLF, Mauro. “A abordagem empírico-experimental ou da persuasão” e “A abordagem empírica de campo ou «dos efeitos...
  • Teoria dos efeitos a longo prazo
  • Teoria do Caos " Efeito Borboleta"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!