Teoria de efeitos limitados

Páginas: 5 (1209 palavras) Publicado: 12 de janeiro de 2014
Trabalho de Fundamentos de Comunicação.
Tema: Teoria dos efeitos limitados e a infuencia que tem sobre as marca.

Introduçao
Neste trabalho vou falar sobre a Teoria dos Efeitos Limitados e a sua influencia sobre as marcas e da retórica da persuasão.
Esta teoria fala da influência que é exercida na mass midia e nas relações sociais ou comunitarias;
A teoria dos efeitos limitados éconhecida por teoria empírica de campo, também esta intimamente ligada a teoria empírico-expermental, A deferença entre as dua teorias é que equando o empririco.expermental fala da manipulação a limitada fala da influençia.













A teoria dos efeitos limitados
A Teoria dos Efeitos Limitados surgiu nos Estados Unidos no ano de 1940, como resultado das pesquisas realizadas porLazarsfeld que estudava, na ocasião, os efeitos da mídia na massa.
Teoria dos Efeitos Limitados é um modelo de teoria da comunicação, também conhecido como Teoria Empírica de Campo. Trata de influência que é exercida pelos mass media e também da influência geral das relações sociais. É difícil separar completamente esta teoria, de orientação sociológica, da Teoria da Persuasão, cujo desenvolvimentoocorreu de forma paralela. Em síntese, diz respeito a todos os mass media do ponto de vista da sua capacidade de influência sobre o público e da influência mais geral das relações sociais, da qual os mass media são apenas uma parte.
A abordagem empírica de campo ou dos efeitos limitados procurou estudar os fatores de mediação existentes entre os indivíduos e os meios de comunicação de massa. Essateoria é composta de duas correntes que são:
O estudo da composição diferenciada dos públicos e dos seus modelos de consumo de comunicações de massa.
A Pesquisas sobre a mediação social que caracteriza o consumo: a percepção de que a eficácia dos mass media só é susceptível de ser analisada no contexto social em que funcionam.
Essa teoria, mais atenta à complexidade dos fenômenos, deixa desalientar a relação causal direta entre propaganda de massas e manipulação de audiência para passar a insistir num processo indireto de influência em que as dinâmicas sociais se intersectam com os processos comunicativos.
Na abordagem impirica dos efeitos limitados segundo o Lazarsfeld, os efeitos provocados pelos modelos de comunicação dependem das formas sociais que predominam num determinadoperíodo. Esta teoria deixa de enfatizar a relação causal direta entre propaganda e manipulação da audiência para enfocar num processo indireto de influência em que dinâmicas sociais se intersectam com os processos comunicativos. Porque nesta teoria aparece a figura do líder de opinião ou formador de opinião. Não basta analisar os modelos de comunicação, é preciso considerar os líderes de opiniãoencontrados em diferentes camadas sociais e aptos a influenciar de maneira informal atitudes individuais e padrões coletivos de comportamento.

A essa dinâmica Lazarsfeld deu o nome de two-step flow of commuication ou fluxo de comunicação a dois níveis. A maneira como funciona:
As mensagens dos modelos de comunicações nem sempre atingem os potenciais receptores de forma direta, esses receptores serãioinformados pelos líderes de opinião.
Os líderes de opiniões são pessoas bem informadas, socialmente influentes de elevado grau de instrução e que insperam confiança ou seja seus juízos, suas opiniões, suas atitudes e o gosto que levelam contagiam o corpo social
O objeto de estudo dessa teoria era, como os demais, os mass media, mas, especificamente dentro dos processos gerados a partir de suapresença, aqueles relacionados aos processos de formação de opinião. É, ainda, inegável a contribuição dessa teoria para o desenvolvimento do modelo do two-step flow a descoberta dos líderes de opinião e do fluxo de comunicação em dois níveis. O avanço destas descobertas é que elas demonstram que os efeitos não podem ser atribuídos à esfera do indivíduo, mas à rede de relações é a noção do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria dos Efeitos Limitados
  • Teoria dos Efeitos Limitados
  • Teoria dos Efeitos Limitados
  • Teoria Empírica de Campo
  • Teoria dps Efeitos Limitados Apliacada ao site Beatport
  • Atividade é referente à abordagem empírica em campo ou "dos efeitos limitados"
  • WOLF, Mauro. “A abordagem empírico-experimental ou da persuasão” e “A abordagem empírica de campo ou «dos efeitos...
  • Teoria dos efeitos a longo prazo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!