Teoria dps Efeitos Limitados Apliacada ao site Beatport

Páginas: 6 (1315 palavras) Publicado: 9 de setembro de 2013
Teoria Dos Efeitos Limitados: O site Beatport.com como meio de comunicação

Para caracterizar este trabalho requer que abordemos o que vem a ser um produto comunicacional. Conforme Mattelart (2004); Straubhaar Larose (2004), o produto cultural ou comunicacional é caracterizado de forma semelhante nos conceitos das indústrias – cultural, informação, mídia e comunicação – ou seja, seriam osserviços e bens oferecidos ao mercado pelas organizações de comunicação ou que fazem comunicação, caso de filmes, cartazes, programas, conteúdos de site, jornais, revistas.
Para tal este trabalho abordará os serviços de conteúdo de site, do site beatport.

O site Beatport.com é a loja on-line especializada em música eletrônica mais acessada e prestigiada do mundo. Desde 2004 a loja redefiniu amaneira como djs e entusiastas tem acesso as músicas executadas nas pistas de dança.É possível obter a música desejada pagando à cada download um preço específico que pode variar entre as músicas lançadas recentemente e as mais antigas. O site possui rankings onde é possível ouvir as músicas mais vendidas dentre todos os gêneros de música eletrônica ou de cada gênero específico, além de oferecer listascom as músicas selecionadas por artistas ou djs mais prestígiados do mercado da música eletrônica no mundo. Este site pode ser acessado no endereço : www.beatport.com

Como referência teórica, adotamos a teoria dos efeitos limitados. Esta teoria estuda a capacidade de influência que os meios de comunicação de massa exercem nos grupos sociais, em vista que as informações transmitidas por essesmeios agem de forma indireta no público, pois depende do contexto social em que estão inseridas, isso implica dizer que as mensagens midíaticas são filtradas mais por uma orientação social do que psicológica.Wolf,M (2009) cita que, esta teoria fala de influência e não apenas da que é exercida pelos mass media, mas da influência mais geral que «perpassa» nas relações comunitárias e de que ainfluência das comunicações de massa é só uma componente, uma parte.
Para a inspiração sociológica desta teoria são fundamentais duas correntes, a primeira diz respeito aos diferentes tipos de públicos e como consomem as informações dos meios de comunicação de massa,a segunda faz referência a pesquisas a respeito da mediação social que caracteriza determinado consumo.


Neste contexto indentificamosque existem fatores a analisar no produto, que é o site Beatport.com, relativos ao consumo do público e ao conteúdo fornecido pelo site. Para esta analise será utilizado como base teórica a pesquisa de Lazarsfeld sobre o papel desempenhado pela rádio e como estudar o atrativo dos programas em três processos diferentes, que no caso específico deste estudo será o conteúdo do site. Entende-se que apartir deste momento, quando se referir a rádio estar-se-a enfocando o site da internet e quando se citar programa faz-se referência ao conteúdo do site e consequentemente ouvintes serão os usuários internautas.

1) Pesquisas sobre o consumo dos mass media

1.1) Análise de conteúdo
Conclui-se que o público que acessa o site Beatport.com está em busca de algum serviço oferecido pelo site,seja para comprar uma música em específico ou pesquisar sobre qual estilo de música eletrônica que esta em alta no mercado de vendas de música digital ou dentro de um determinado gênero. Lazarsfeld (1940) cita que o primeiro processo consiste em a partir de uma análise do conteúdo, o que permite tirar conclusões acerca daquilo que os públicos extraem do conteúdo.

1.2) Características dos ouvintesHá diferenças sociais,psicológicas e de idade no público que consome o conteúdo do site Beatport.com. Portanto o site oferece ao público uma diversidade de gêneros de música eletrônica para serem consumidos. Porém através do Top 100 de vendas dentre todos os gêneros (100 músicas mais vendidas) é possível saber qual o estilo que está sendo mais consumido pelos usuários do site. De acordo com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria de efeitos limitados
  • Teoria dos Efeitos Limitados
  • Teoria dos Efeitos Limitados
  • Teoria dos Efeitos Limitados
  • Teoria Empírica de Campo
  • teoria de filas apliacada ao dimensionamento de onibus
  • DP ECONOMIA E TEORIAS DA ADMINISTRA O
  • Atividade é referente à abordagem empírica em campo ou "dos efeitos limitados"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!