Teoria dos dois Fatores

Páginas: 7 (1678 palavras) Publicado: 16 de abril de 2014
Uniplan
Gerenciamento de Pessoas










Tema: Teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg
















Novembro-2013
Brasília-DF
Gerenciamento de Pessoas
A Teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg





























Novembro-2013
Brasília-DF
Índice

Introdução:Teoria dos dois fatores
Fundação
Pesquisa aplicada por Rezberg
Conclusão de Frederick Rezberg
Conclusão
Bibliografia
INTRODUÇÃO

Segundo Chiavenato (2003), Maslow fundamenta sua teoria da motivação nas diferentes necessidades humanas, Herzberg alicerça sua teoria no ambiente externo e no trabalho do indivíduo. A partir de uma pesquisa formulada com mais de 200 engenheiros e contadores daindústria de Pittsburgh. Estas procuravam identificar quais as consequências de determinados tipos de acontecimentos na vida profissional dos entrevistados, visando a determinar os fatores que os levaram a se sentirem excepcionalmente felizes e aqueles que os fizeram sentir-se infelizes na situação de trabalho. 
Herzberg, então repartiu estes relatos em dois fatores: motivacionais (os que agradavam) ehigiênicos (os que desagradavam). Ao contrário de Maslow, que estudou a satisfação das necessidades das pessoas em diversos campos de sua vida, Herzberg procurou estudar o comportamento e a motivação das pessoas dentro das empresas. 





















Teoria de Herzberg

Frederick Herzberg desenvolveu a teoria da motivação-higiene, através de numerosas entrevistas com 200engenheiros e contadores de indústrias em Pittsbrugh, onde procurou identificar os fatores que geravam satisfação e os fatores que geravam insatisfação no trabalho, avaliando acontecimentos na vida profissional dos entrevistados, visando a determinar os fatores que os levaram a se sentirem excepcionalmente felizes e aqueles que só fizeram sentirem-se infelizes na situação de trabalho.
Herzberg,pesquisando as fontes de motivação diretamente relacionadas com a realização do trabalho, constatou que as pessoas, à medida que se desenvolvem profissionalmente, adquirem experiência, tornam-se maduras, e passam a dar mais importância a fatores como estima e auto-realização. A principal implicação dessa teoria é que uma concentração nos fatores de higiene apenas pode impedir a insatisfação notrabalho. Para que os empregados fiquem plenamente satisfeitos e obtenham um desempenho melhor que os padrões mínimos, é preciso incorporar motivação no trabalho. Partindo dessas premissas, desenvolveu uma teoria de motivação no trabalho, com amplas repercussões para a administração, no esforço de uma eficiente utilização de recursos humanos.
O homem segundo Herzberg, tem duas categorias básicasde necessidade independentes entre si, influindo de diferentes maneiras no seu comportamento, a saber:

1. quando se sente insatisfeito com seus afazeres, ele se preocupa com o seu ambiente de trabalho. É através deles que as organizações têm tradicionalmente tentando motivar seus empregados.
Dentro deste fator se incluem:
-condições de trabalho e conforto;
-políticas da organização eadministração;
-relações com o supervisor;
-competência técnica do supervisor;
-salários;
-segurança no cargo e,
-relações com colegas.
2. quando se sente bem em seu trabalho, isso se reflete positivamente no trabalho propriamente dito, tendo melhorias aparentes do desempenho. Os meios mais práticos de proporcionar ou incentivar os a satisfação incluem:
-delegação de responsabilidade;-liberdade de exercer discrição;
-promoção e oportunidades;
-uso pleno das habilidades pessoais;
-estabelecimento de objetivos e avaliação relacionada com eles;
-simplificação do cargo (pelo próprio ocupante); e
-ampliação ou enriquecimento do cargo (horizontal ou verticalmente).

Teoria dos dois fatores

Herzberg considera que tanto o ambiente externo (contexto ambiental) como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria dos dois Fatores
  • Teoria dos dois fatores
  • A TEORIA DOS DOIS FATORES DE HERZBERG
  • TEORIA DOS DOIS FATORES
  • TEORIA DOS DOIS FATORES DE HERZBERG
  • TEORIA DOS DOIS FATORES
  • Teoria dos dois fatores
  • TEORIA DOS DOIS FATORES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!