Teoria das filas

Páginas: 10 (2473 palavras) Publicado: 2 de abril de 2014
UNIMONTE
GRADUS





CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM COMÉRCIO EXTERIOR
LOGÍSTICA EMPRESARIAL

Andreia Cesar
Amanda Souza Sales
Camila Sevilha
Islene Fontes
Jessica Pereira
Karoline Silva Rosa
Kássia Garcia
Larissa Lima
Maria de Fátima Firmino
Rafaeli Santos Oliveira
Rubenilde Silva
Thais Tavares
Vinicius G. Valverde
Wesley Silva
 

Orientador: Prof. Juarez RamosSantos
2013
UNIMONTE
GRADUS







NR 29 / TEORIA DAS FILAS
LOGÍSTICA EMPRESARIAL






Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior
2º Módulo
Santos
2013

SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVO
3. TEORIA DAS FILAS
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS











1. INTRODUÇÃOA constituição Federal assegura o direito a saúde e segurança do trabalho, e à sociedade através dos poderes constituídos, estabelece leis para disciplinar as responsabilidades dos cidadãos e das instituições. Em relação à saúde e segurança, cabe ao empregador manter os locais de trabalho protegidos contra riscos, como medida de segurança, eliminando e neutralizando a insalubridade dos acidentesdo trabalho.
Isso foi definida através da Lei 8630 a NR 29, é um regime jurídico que dispõe sobre operação e exploração portuária no Brasil, nela são determinadas a operarem sobre duas modalidades, a de uso publico e a de uso privado.

2. OBJETIVO
A Norma regulamentadora, tem como objetivo principal a proteção obrigatória contra acidentes e doenças profissionais e alcançar melhores condiçõespossíveis de segurança e saúde aos trabalhadores portuários. A norma aplica-se aos trabalhadores portuários em operações tanto em bordo como em terra, assim como os demais trabalhadores que exerçam atividades dentro dos portos organizados ou fora.Dentro dessa norma, existem as especificações que devem ser seguidas por todos os trabalhadores. Abaixo se encontram as mais relevantes:

Nas operaçõesde atracação, desatracação e manobras de embarcações, devem ser adotadas medidas de prevenção de acidentes, com cuidados especiais aos riscos de prensagem, batidas contra e esforços excessivos dos trabalhadores. Todos os trabalhadores envolvidos nessas operações devem fazer uso de coletes salva-vidas aprovados pela Diretoria de Portos e Costas - DPC, dotados de fitas retroreflexivas.
Acessos àsembarcações:
- As escadas, rampas e demais acessos às embarcações devem ser mantidas em bom estado de conservação e limpeza, sendo preservadas as características das superfícies antiderrapantes.
- As escadas e rampas de acesso às embarcações devem dispor de balaustrada - guarda-corpos de proteção contra quedas.
- As escadas de acesso às embarcações devem possuir largura adequada que permita otrânsito seguro para um único sentido de circulação, devendo ser guarnecidas com uma rede protetora, em perfeito estado de conservação. Uma parte lateral da rede deve ser amarrada ao costado do navio, enquanto a outra, passando sob a escada, deve ser amarrada no lado superior de sua balaustrada (lado de terra), de modo que, em caso de queda, o trabalhador não venha a bater contra as estruturasvizinhas.
- É proibida a colocação de extensões elétricas nas estruturas e corrimões das escadas e rampas de acesso das embarcações.
- É proibido o acesso de trabalhadores às embarcações em equipamentos de guindar, exceto em operações de resgate e salvamento ou quando forem utilizados cestos especiais de transporte, desde que os equipamentos de guindar possuam condições especiais de segurança eexistam procedimentos específicos para tais operações.
Conveses:
- Devem estar sempre limpos e desobstruídos, dispondo de uma área de circulação que permita o trânsito seguro dos trabalhadores.
- Quaisquer aberturas devem estar protegidas de forma que impeçam a queda de pessoas ou objetos. Quando houver perigo de escorregamento nas superfícies em suas imediações, devem ser empregados dispositivos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria das filas
  • Teoria das filas
  • teoria das filas
  • Teoria das Filas
  • teoria das filas
  • Teoria das filas
  • Teoria das filas
  • Teoria das filas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!