RESPONSABILIDADE CIVIL

Páginas: 2 (322 palavras) Publicado: 2 de abril de 2014
1 – A ação trata-se de responsabilidade aquiliana ou extracontratual. Isso por que a causa é uma prática de um ato ilícito por uma parte capaz ou incapaz, nesse caso o motorista, segundoconsta no Artigo 156 do Código Civil. O fundamento apontado é pelo fato das partes não terem nenhum vínculo contratual e nenhuma relação obrigacional,
Fonte de consulta:http://www.webartigos.com/artigos/responsabilidade-civil-aquiliana-ou-extracontratual/19580/#ixzz2i0uFf7X0


2 – A ação trata-se de uma responsabilidade civil objetiva. Isso por que o caso na teoriade risco, pois todo aquele que desempenha um trabalho pode provocar risco para um terceiro, mesmo que o motorista, neste caso, não tenha tido feito a manobra brusca por querer. Ofundamento baseado no artigo 927, que afirma que o agente deve reparar os danos causados a vítima, independentemente de culpa.
Fonte de consulta:http://www.recantodasletras.com.br/textosjuridicos/2191012

3 - O nexo causal da ação é o acidente da autora dentro do coletivo devido a manobra brusca provocada pelo motorista, que estava em alta velocidade e não levou emconsideração o fato do veiculo estar cheio.

4 – O responsável pela reparação do dano provocado a vítima a empresa de ônibus, pois segundo o artigo 932, inciso III, do Código Civil Brasileiro, oempregador é responsável pelos seus funcionários no exercício das funções a que são competidos.
5 - De acordo com o artigo 944, a indenização é medida pelos danos causados a vitima, videque ela perdeu o emprego, fez uma cirurgia e ainda perdeu alguns movimentos da perna. Ainda segundo o artigo, caso haja uma diferença entre a gravidade, a culpa e o dano, cabe ao juizdiminuir ou equivaler o valor da indenização.
6- No artigo 205 consta que o prazo prescricional para a propositura ocorre em dez anos, isso quando a lei não estipula um prazo menor.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Responsabilidade civil
  • Responsabilidade civil
  • Responsabilidade civil
  • Responsabilidade civil
  • responsabilidade civil
  • RESPONSABILIDADE CIVIL
  • Responsabilidade Civil
  • RESPONSABILIDADE CIVÍL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!