ulsera por presao

Páginas: 13 (3092 palavras) Publicado: 2 de abril de 2014
Introdução

A úlcera de pressão é uma constante preocupação dos profissionais que prestam assistência a pacientes acamados. É considerada uma ferida crônica por ser de longa duração e reincidência freqüente, de cicatrização difícil, apesar dos cuidados da equipe de saúde. Embora não ameace diretamente a vida, representa um problema para os indivíduos afetados, uma vez que lhes acarretaconsiderável desconforto e influência no aumento de dias de permanência no hospital, dificultando seu retorno ao convívio familiar. Também induz à necessidade de tratamentos cirúrgicos e fisioterápicos, além de afetar a auto-imagem e auto-estima dos pacientes, levando-os a evidenciar problemas emocionais, psicossociais e econômicos. Dados da literatura internacional estimam que entre 3% a 14% de todosos pacientes hospitalizados atualmente desenvolvem U.P. Nos portadores de problemas crônicos e residentes em asilos para idosos (nursing homes), a incidência estimada é de 15% a 25%. No Brasil não conhecemos dados que indiquem a incidência e prevalência em hospitais, mas sabemos empiricamente que o problema existe e é bastante freqüente. Úlcera de pressão conhecida também como escara ou úlcera dedecúbito é definida como qualquer lesão causada por pressão não aliviada que resulta em danos nos tecidos subjacentes (tecido subcutâneo, músculo, articulações, ossos). As úlceras de pressão geralmente ocorrem nas regiões de proeminências ósseas e são graduadas em estágios I, II, III e IV para classificar o grau de danos observados nos tecidos.
Classificação da Úlcera por Pressão em Estágios Osistema de classificação em estágios da UPP foi criado pelo “National Pressure Ulcer Advisory Panel” (NPUAP) em 1989 e foi baseado na classificação inicial de Shea e da “International Association of Enterostomal Therapy”. Representa a quantidade de perda ou destruição tecidual ocorrida. A classificação do NPUAP foi incorporada posteriormente nas Diretrizes ou recomendações da AHCPR para prevenção etratamento da UPP. Entretanto, as descrições originais do NPUAP não eram muito claras para os profissionais e levavam muitas vezes a classificação inadequada devido a dermatite perineal e ou a lesão tissular profunda. Em fevereiro de 2007 após um trabalho de revisão iniciado em 2001 e que durou 5 anos o NPUAP apresentou a nova definição da Úlcera por pressão e os estágios. A definição eclassificação foram revisadas pelo NPUAP com contribuições dos profissionais e validação de aparência, clareza, utilidade e discriminação. A versão final da definição e descrição foi revisada em uma conferência de consenso onde os comentários foram utilizados para criar as definições finais. Foram mantidos os quatro estágios originais e adicionados mais dois referentes à Lesão Tissular Profunda e Úlceras quenão podem ser classificadas.
 






Definição de Úlcera por Pressão

Úlcera por pressão é uma lesão localizada na pele e/ou no tecido ou estrutura subjacente, geralmente sobre uma proeminência óssea, resultante de pressão isolada ou de pressão combinada com fricção e/ou cisalhamento. Inúmeros fatores contribuintes ou fatores de confusão podem também estar associados às úlceras porpressão; o significado desses fatores, no entanto, ainda deve ser elucidado.
 
Estágios das Úlceras por Pressão
 
- Suspeita de lesão tissular profunda:
Área localizada de pele intacta de coloração púrpura ou castanha ou bolha sanguinolenta devidas a dano no tecido mole, decorrente de pressão e/ou cisalhamento. A área pode ser precedida por um tecido que se apresenta dolorido, endurecido, amolecido,esponjoso e mais quente ou frio comparativamente ao tecido adjacente.
 
Descrição adicional:
Lesão tissular profunda pode ser de difícil detecção em indivíduos com pele de tonalidades mais escuras. A sua evolução pode incluir uma pequena bolha sobre o leito escurecido da ferida. A lesão pode evoluir e ficar coberta por uma fina escara. A evolução pode ser rápida com exposição de camadas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Presão
  • presao
  • úlcera de presão
  • Presão atmosferica
  • PRESÃO ABSOLUTA
  • Introduçao de presao hiberparica
  • Relatorio medidores de vasão e presão
  • Energia e presão ao desenhar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!