Teoria Comportamentalista

Páginas: 6 (1483 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
TEORIA COMPORTAMENTALISTA¹
Danielli Solino Sidrim¹

Resumo: No ano de 1913 surgia um movimento revolucionário chamado Behaviorismo, que vinha com intuito de romper com as visões antigas. Buscava uma psicologia que estudasse apenas os atos comportamentais observáveis e passiveis de descrição objetiva, rejeitando dessa forma qualquer conceito mentalista. Não julgava de importância a consciênciapara o estudo do comportamento. Acaba então de surgi uma ciência que estudava o homem como se o mesmo fosse uma maquina.

Palavras-chaves: Comportamento, behaviorismo, estímulo.

1- Introdução
No século XX, a ciência passava por uma profunda reavaliação , “o movimento na direção do funcionalismo era mais evolucionário do que revolucionário (...) a mudança do estruturalismo para ofuncionalismo não estava tão evidente” (SHULTZ e SHULTZ, 2005 ) e desse clima surgiria uma nova teoria.
2- Em busca de uma nova psicologia
A profunda reavaliação abriu as portas para novas teorias.
John B. Watson buscava uma psicologia mais objetiva, dando importância apenas em algo visível, audível ou palpável. Promoveu então um novo movimento que defendia um paradigma de comportamentoestímulo-resposta, o movimento ficou conhecido como Behaviorismo.
Watson usava métodos como: observação, teste, relato verbal, reflexo condicionado. A observação feita por ele era consensual, e rejeitava a introspecção como meio de se obter informações e conhecimento. Watson se afastava da mente e dos processos cognitivos por considera-los inacessíveis a observações. (Matos, 1993).
Comportamentoestímulo-resposta: comportamentos reflexos respondentes ou comportamentos respondentes condicionados. Comportamentos reflexos ou respondentes são aqueles que o estímulo é incondicional, exemplo: quando o médico bate com um martelo no joelho de um paciente, o paciente imediatamente levanta sua perna, o que permite essa resposta imediata do paciente ao estímulo do médico é o
reflexo. Já ao falarmos decomportamentos respondentes condicionados é exigido que

¹Esse trabalho foi desenvolvido na graduação em psicologia da FARN, pela aluna Danielli Solino Sidrim.


haja um aprendizado, exemplo: Pavlov usou cães para verificar esse tipo de comportamento, ele pareou um som de campainha(estímulo que se tornou condicionado com a exposição da comida) fez isso repetidas vezes até que depois de umtempo só em ouvir o som da campainha o cão salivava (estímulo incondicionado) sem que fosse mostrada a comida.
Como já foi mostrado no parágrafo anterior, o movimento comportamentalista ao contrario dos estruturalistas consideravam a psicologia animal.Jacques loeb usou do tropismo ( movimento forçado involuntário) para desenvolver uma teoria baseada no comportamento animal, ele acreditava que osanimais apresentavam apenas reações direta e automática a um estímulo. E que faziam uso da memória associativa, ou seja animal teria que já ter aprendido como reagir a certos estímulos para que houvesse a reação esperada. Em 1990, Willard Small colocou em um labirinto para ratos um camundongo branco e o usou como ferramenta para o estudo da aprendizagem.Watson até 1907 discutia a experiênciaconsciente da sensação do rato. Em 1906, foi publicado “a prelimary note on ant behavior” (observações preliminares sobre o comportamento da formiga) (SHULTZ e SHULTZ, 2005 ). As pesquisas com animais foram crescendo cada vez mais.
Somos obrigados a reconhecer que toda interpretação psíquica do comportamento animal deve ser por analogia com a experiência humana (...) devemos adotar uma posiçãoantropomórfica ao formamos idéias sobre o que ocorre na mente de um animal. (Washburn, 1908,p.880).

Outro caso bastante conhecido sobre o comportamento animal é do cavalo Hans, o cavalo aparentemente respondia certo todas as perguntas feitas a ele.
Perguntavam ao cavalo: “Quantos dos cavalheiros estão usando chapéus de palha?”
Hans batia com a pata direita, tomando cuidado para não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TEORIA COMPORTAMENTALISTA
  • teoria comportamentalista
  • Teoria comportamentalista
  • Teoria comportamentalista
  • teoria comportamentalista
  • Teoria Comportamentalista
  • teoria comportamentalista
  • Teoria comportamentalista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!