Teologia

Páginas: 5 (1082 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Lins, 21 de Setembro de 2014.

AVALIAÇÃO
TEOLOGIA E CULTURA
Alunas: Caroline Souto Guerrero, Juliana Silveira, Lorena Cunha, Priscila Fuzinaga Pestana e Susislaine Braga Sandes.

QUESTÕES
1) O que significa dizer que “a ciência da religião é também ciência de nós mesmos: sapiência, conhecimento saboroso?
Resposta: Para respondermos a pergunta em questão, é necessário compreender que areligião é uma ciência. A ciência da religião fornece respostas para todo o universo, independente de termos tido alguma experiência. Antigamente a religião nos fornecia respostas para todas as perguntas que não conseguíamos compreender. Atualmente, nós buscamos respostas até mesmo para as coisas que não compreendemos. Como o universo surgiu? Por que estamos aqui? ... Essas são algumas dasperguntas que antigamente eram atribuídas ao Todo-Poderoso, o criador do universo. A ciência moderna não aceita que um ser Todo-Poderoso tenha criado o universo, tendo em vista que alguns céticos questionam a existência do mesmo. A ciência da religião é também a ciência de nós mesmos por que nós buscamos respostas com Deus quando passamos por grandes dificuldades, passando a acreditar que existe um Deusque pode resolver nossos problemas de uma forma que não podemos compreender. Sapiência significa sabedoria, a capacidade de um ser ou entidade agir segundo um julgamento. Quando em grandes dificuldades, deixamos a ciência de a religião agir em nossas vidas acreditando ser a solução para todos os problemas.
2) Discorra sobre a importância da imaginação para a construção do universo simbólico daReligião.
Resposta: O homem é o inventor do seu próprio mundo, criador da cultura (Cultura = mundos que os homens imaginam e constroem), e de acordo com a psicanalise o homem faz cultura a fim de criar objetos do seu desejo. O projeto inconsciente do ego, não importa o seu tempo e nem o seu lugar, é encontrar um mundo que possa ser amado. Assim com a união a do amor, desejo, da imaginação as mãose os símbolos passam a criar um mundo que faça sentido, e esteja em harmonia com os valores que o homem constrói. Assim nasce a religião com o poder que os homens têm de dar nomes às coisas, fazendo uma discriminação entre coisas de importância secundaria e coisas nas quais seus destinos, sua vida e sua morte se dependuram. E esta a razão porque fazendo uma abstração dos sentimentos eexperiências pessoais que acompanham o encontro com o sagrado, a religião se apresenta como um certo tipo de fala, um discurso, uma rede de símbolos .E a partir do momento que os desejos não se realizam resta ao homem celebra ló, canta ló, escreve ló em forma de poemas , transferindo assim a cultura para a esfera de símbolos, surgindo assim a religião e tendo como características a teia de símbolos, rede dedesejos, confissão de espera, a mais fantástica e pretenciosa tentativa de transubstanciar a natureza.
Enfim através da imaginação conseguimos construir um universo simbólico da religião onde se trataremos de coisas invisíveis onde somente os olhos da fé podem contemplar, pois so ela a religião tem o poder, o amor e a dignidade.
3) Ainda há lugar para a religião no mundo de hoje? Discorra sobrea pergunta, respondendo-a com suas próprias palavras e interpretando o pensamento de Rubem Alves sobre o assunto.
Resposta: Sim, sempre há lugar para religião no mundo, está ligada à filosofia, mas cada religião foi uma tentativa de se encontrar a verdade absoluta do mundo. Por isso a religião é parte mais profunda de uma cultura. Por isso que eu creio que a religião ainda tenha sua importância,a palavra Religião significa ligação do homem com Deus, o seu papel é de explicar os conteúdos existenciais do ser humano: de onde viemos, o que estamos fazendo aqui e para aonde vamos depois da morte. É um sentimento natural, como se vê claramente na Lei de Adoração. É sempre uma reverência ao Criador, ao Ser Supremo, ao Ser Sobrenatural, ao Desconhecido etc. Ele, em si, independe da razão, da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teologia
  • Teologia
  • Teologia
  • Teologia
  • Teologia
  • Teologia
  • teologia
  • Teologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!