tecno

Páginas: 5 (1072 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO
INTRODUCAO
Um dos principais objetivos da contabilidade é o de prestar informações da vida das empresas, assim utilizada como algo capaz de produzir informações que possam auxiliar na previsão do que poderá ser o futuro.
A demonstração do valor adicionado (DVA) está voltada para a apuração do resultado, sendo a soma dos valores adicionados das empresascalculado pela DVA, representará parte significativa de toda a riqueza gerada no país, isto é, constituirá elemento substancial do produto interno bruto (PIB) durante determinado período de tempo. Essa riqueza é o valor monetário da produção (Bens e serviços) de todas as empresas do país.
A riqueza gerada pela empresa, medida no conceito do valor adicionado, é calculada a partir da diferença entre ovalor de sua produção e dos seus bens e serviços produzidos por terceiros utilizados no processo da empresa.
VALOR ADICIONADO = VENDAS (-) BENS E SERVIÇOS INCLUÍDOS


CONCEITO E IMPORTANCIA
A demonstração do valor adicionado (DVA) é uma demonstração ainda pouco conhecida dos profissionais de Contabilidade no Brasil, desse modo, sua técnica de elaboração ainda não é devidamente discutida. Aobrigatoriedade da inclusão da demonstração do valor adicionado está prevista na Lei n° 3.741, de 2000, de alteração da Lei n°6.404/76 (Lei das Sociedades por Ações). A redação proposta pela lei não descreve detalhadamente a DVA, nem mesmo modelos a ser elaborado exigindo apenas o mínimo.
“Os componentes geradores do valor adicionado e a sua distribuição entre empregados, financiadores, acionistas,governo e outros, bem como a parcela retida para reinvestir”.1
1. Conforme nova redação proposta para o inciso II, do art.188, da Lei n°6.404/76
A demonstração do valor adicionado (DVA) é a forma mais competente criada pela contabilidade para auxiliar na medição e demonstração da capacidade de geração, bem como de distribuição da riqueza de uma entidade. A demonstração do valor adicionado e ademonstração do resultado do exercício apresentam enfoques diferentes e, de certa forma, são complementares pois ambos utilizam os mesmos critérios para sua elaboração.
Para Yoshioca:
“O principal objetivo da demonstração do exercício é mostra o lucro líquido que, em última instancia, é a parte do valor adicionado que pertence aos sócios como investidores de capital de risco. Por outro lado, ademonstração do valor adicionado mostra a parte que pertence aos sócios, a que pertence aos demais capitalistas que financiaram a empresa com capital a juros, a parte que pertence aos empregados e a que fica com o governo.
YOSHIOCA, Ricardo. Valor adicionado- boletim IOB 8/98, p.21-5
A partir do pensamento acima, está ai a diferença de ambas as demonstrações pois as partes do demaiscapitalistas são consideradas despesas, assim essas riquezas distribuídas são redução de seu lucro.
Vantagens da DVA
São visíveis as vantagens na utilização da demonstração do valor adicionado no auxílio do cálculo do PIB e dos outros indicadores sociais, decisões de investimentos por área, regiões, estados e outros, assim auxiliando na solução de conflitos.
Segundo Rahman:
“As vantagens apoiam-se nofato de que essa demonstração oferece a empresa multifuncional a oportunidade de apresentação a sua contribuição ao país.
RAHMAN, M. Zubaidur. Preparing the local value added atatement.Mimeo, p. 8.
Desse modo fica claro a importância de mostrar os efeitos da apresentação de uma DVA, pois possibilita uma análise que de forma alguma poderia ser alcançada apenas com as demonstrações tradicionaisque a contabilidade hoje oferece.
Conclusão
Em virtude dos fatos aqui mencionados, nota-se que o trabalho consegui atingir os objetivos esperados, apresentando assim os conceitos, importância e normalidades da Demonstração do Valor Adicionado e sendo também apresentado em anexo exemplos práticos.
EXEMPLOS PRATICOS
A elaboração da DVA tem como principal fonte de informação a Demonstração do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tecno
  • Tecno
  • Tecno
  • tecno
  • Tecno
  • Tecno
  • Tecno
  • Tecno

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!