Síntese de Marcos A. Bibilio em entrevista sobre Psicoecologia

1550 palavras 7 páginas
Marco Aurélio Bilibio
Psicologo e Teósofo

Faz uso da analogia apresentada no filme matrix, que compara os seres humanos a um vírus que se espalha, ocupa e destrói o seu ambiente. O fato que seres humanos ver, nos mesmos e ver a natureza que tem se mostrado, agora nessa década (2000) de maneira catastrófica.
Muito dos ponto de vista político e principalmente do ponto de vista econômico, política a poder do econômico, essa filosofia da produção e lucro sem limite, moldando os todo nosso cenário civilizatório, gera uma crise que é multidimensional.
Político pois não da conta do problema a sobrevivência humana e econômica que esse modelo não da conta. Mas também é uma crise psicológica, existência e espiritual, a oposição a isso vem de vários locais.
O movimento ambiental conseguiu ser tão além das fronteiras, tocando as mais diversas culturas, tocando-as e organizadamente. O discurso antigamente era denuncista e catastrófico e hoje ainda a mídia se utiliza disso, mas esse discurso alarmista levou a algumas mudanças principalmente da Europa. Mesmo que inadequado, se liga a uma reação negativa de defesa, como o chamaram de ecochato.
A mudança como ensino de ecologia, partidos, mas como isso levou a muita alienação até no próprio movimento ambiental, levou-se a discutir a mudança desse discurso, a forma de discurso.cita o autor Roszak que essa crise não estaria na esfera política e econômica, mas psicologia. Além de fazer uma provocação aos psicólogos, até onde a psicologia tem ajudado ou atrapalhado a relação do ser humano com natureza, ao ponto que varias escolas de psicologia levaram em consideração a ligação entre o ser humano e a natureza.
8 pontos para reflexão:
Questiona o lugar que tem a relação ser humano x natureza na reflexão humano, como era central nas outras civilizações. Traz o centro a inconsciente ecológico. A repressão desse incs ecológico é a raiz mais profunda loucura coletiva da relação do humano com seu ambiente natural. Encontrar meios

Relacionados