Tde Republica
CURSO DE HISTÓRIA
Professora Monica dos Santos Quaresma
T.D. E
1º Bimestre
Ana Carolina Borges de Sousa, R.A 0285210-1.
5º semestre
São Paulo/SP
Março/2012
Resenha sobre a imigração durante o Brasil Republicano.
Este trabalho é uma resenha sobre o capitulo III do livro O Brasil Republicano, intitulado Imigração de autoria de Maria Tereza Schorer Petrone, graduada e doutorada pela Universidade de São Paulo. Neste trabalho a autora elabora uma analise sobre o processo de imigração para o Brasil durante o período da primeira Republica em especifico com o recorte histórico de 1839 a 1930.
O capitulo da inicio através de uma breve análise sobre alguns fatores que impulsionaram as migrações transoceânicas para o continente americano, citando como as possibilidades de sucesso em outras terras por conta da pobreza e dos problemas de superpopulação nos países de origem. Desde o período joanino já introduziam imigrantes europeus no país com intuito de povoamento de áreas escassas de fronteiras, prevaleceu esta perspectiva durante a primeira Republica sobre os estados sulinos, porém a maior demanda de imigrantes que entraram no país durante este período foram direcionados para suprir a mão de obra das grandes lavouras de café, tendo destaque o estado de São Paulo, que teve sucesso nas suas propagandas que davam ao imigrante umas perspectiva de ascensão econômica e social, porém em grande número foram submetidos a condições rígidas de trabalhos muitas vezes semelhante ao regime escravocrata, por conta da mentalidade que muitos proprietários cafeicultores possuíam. São Paulo também usufruía de maiores recursos para financiar e atrair imigrantes por conta da constituição de 1891.
Atrasos de pagamentos e maus tratos, isolamento social estão entre as queixas dos imigrantes no qual a Itália partir de 1902 seguindo da Espanha proíbe a imigração para o Brasil, acarretando no declínio da imigração, o que gerou preocupação entre os