Taylorismo, Fordismo e Toyostimo - conceitos

Páginas: 3 (555 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Taylorismo
Em 1911, o engenheiro norte-americano Frederick W. Taylor publicou “Os princípios da administração científica”, ele propunha uma intensificação da divisão do trabalho, ou seja, fracionaras etapas do processo produtivo de modo que o trabalhador desenvolvesse tarefas ultra-especializadas e repetitivas. Diferenciando o trabalho intelectual do trabalho manual. Fazendo um controle sobreo tempo gasto em cada tarefa e um constante esforço de racionalização, para que a tarefa seja executada num prazo mínimo. Portanto, o trabalhador que produzisse mais em menos tempo receberia prêmioscomo incentivos. 

Fordismo 

O norte-americano Henry Ford foi o primeiro a pôr em prática, na sua empresa “Ford Motor Company”, o taylorismo. Posteriormente, ele inovou com o processo do fordismo,que, absorveu aspectos do taylorismo. Consistia em organizar a linha de montagem de cada fábrica para produzir mais, controlando melhor as fontes de matérias-primas e de energia, os transportes, aformação da mão-de-obra. Ele adotou três princípios básicos; 

1) Princípio de Intensificação: Diminuir o tempo de duração com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria-prima e a rápidacolocação do produto no mercado. 
2) Princípio de Economia: Consiste em reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima em transformação. 
3) Princípio de Produtividade: Aumentar a capacidade deprodução do homem no mesmo período (produtividade) por meio da especialização e da linha de montagem. O operário ganha mais e o empresário tem maior produção.

Toyotismo 

A partir da mundialização docapital e as novas necessidades da sociedade, tendo como aliada as transformações tecnológicas, surge na década de 50 o Toyotismo. Criada por Tai Chi Ohno, esse modelo aparece como resposta ao declíniodo Fordismo que já não atendia aos apelos do exigente mercado consumista internacional. 
O Toyotismo troca a padronização pela diversificação e produtividade. E nesse sentido a participação do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conceito de Fordismo e Taylorismo
  • Fordismo e taylorismo
  • Fordismo e Taylorismo
  • Taylorismo e Fordismo
  • Taylorismo e Fordismo
  • Taylorismo e Fordismo
  • taylorismo e fordismo.
  • Fordismo e Taylorismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!