Técnicas para percorrer trilhas em diferentes terrenos

1113 palavras 5 páginas
DESERTO
Para quem pensa em um dia aventurar-se em um deserto, eu recomendo atentar para alguns detalhes:
- Nunca pense que não acontecerá qualquer imprevisto durante o tempo em que você estará sem contato com o resto do planeta. Além de avisar para alguém a região onde você estará correndo, sempre leve quantidade extra de água e alimento. Os imprevistos sempre podem acontecer em um ambiente que não seja o seu, mesmo que você se considere um veterano corredor de desertos, sentindo-se “em casa” nestas regiões.
- Normalmente a baixa umidade em áreas desérticas costuma enganar a sensação de sede, apesar de estarmos perdendo água para o ambiente através do suor e da respiração. O que devemos fazer é nos obrigarmos a beber líquido a intervalos regulares, independente de estarmos ou não com sede. A melhor maneira para fazermos isto é levar um relógio que possua alarme automático de período de tempo, que não necessita qualquer intervenção ao final de cada intervalo, reiniciando-se automaticamente. Variar o alarme do relógio entre cinco e dez minutos, dependendo de fatores como temperatura, umidade, cansaço e dificuldade da trilha.
- Nunca subestime o poder dos raios solares, mesmo que o céu esteja nublado. Em regiões desérticas a atmosfera costuma ser bastante pura, não contendo a poluição que normalmente funciona como filtro solar. Sempre use protetores.
- Um dos equipamentos mais importantes para a corrida em desertos é o boné com proteção posterior, impedindo o ataque direto do sol à nuca que o mais recomendado é o boné do tipo “Legião Estrangeira”.
- Desista de tentar inventar alguma maneira para evitar a entrada de areia nos tênis durante corridas em dunas. O máximo que se consegue é usar dois pares de meias, um sobre o outro. Mas a areia que desejar alojar-se entre o tênis e a meia irá entrar, independente de sua vontade.
PÂNTANO
Os pântanos estão formados por águas paradas e pouco profundas, com uma vegetação bastante densa e um solo com grandes

Relacionados