familhia inplicita e seus principios notiadores

1383 palavras 6 páginas
Parapente
O parapente (paraglider em inglês) possui semelhanças com o paraquedas, pois também tem uma estrutura flexível e o piloto fica suspenso por linhas. Porém estas semelhanças terminam por aí. Enquanto o parapente é um planador, capaz de efetivamente executar uma decolagem, voar para frente, ganhar altura, permanecer longos períodos no ar e percorrer longas distâncias, o paraquedas é um dispositivo que se destina a desacelerar a queda livre do paraquedista para que este possa chegar ao chão em segurança. O voo de parapente é portanto, uma modalidade de voo livre que pode ser praticado tanto para recreação quanto para competição. Assim como o paraquedas, é considerado esporte radical.
Uma variedade do parapente denomina-se paramotor, onde um motor é empregado para propelir o piloto, porém existem diferenças técnicas importantes entre os diferentes velames que caracterizam sua utilização.
Diferente do paraquedas, o parapente possui formato elíptico e perfil aerodinâmico bastante baixo, assim como carga alar mais baixa (carga alar é a proporção entre peso e área projetada).
Além do paramotor, que possui uma trimagem (regulagem do ângulo de incidência aerodinâmica) diferente do papente tradicional, ainda há uma modalidade chamada Speed Gliding que utiliza um parapente com altíssima carga alar e portanto, dimensões reduzidas, com o propósito de efetuar descidas em alta velocidade próximo ao relevo.
A versatilidade do esporte permite desde voos simples da montanha apenas para curtição de uma descida tranquila em um final de tarde, passando pelo voo de Cross Country (distância livre), pelas competições e também a Acrobacia, onde o parapente pode também ser utilizado para efetuar movimentos de grande beleza plástica e alto risco para seus praticantes. Veja mais detalhes ao longo do texto.
O equipamento completo normalmente pesa cerca de 17 quilos e é acomodado em uma mochila que pode ser carregada às costas.

Kitesurfer na

Relacionados